Título: Enchentes também no litoral de SP
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2013, Brasil, p. 7

Entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, vários pontos do Rio de Janeiro ficaram com o trânsito lento devido a alagamentos e quedas de árvores, que derrubaram a fiação elétrica e deixaram vários bairros da Zona Norte às escuras. A Ponte Rio-Niterói ficou apagada durante duas horas na noite de domingo. Em Mangaratiba, no litoral sul do estado do Rio, uma cratera aberta pela chuva na semana passada aumentou, interditando uma pista da RJ-14, acesso ao distrito de Ibicuí. Ônibus e caminhões estão proibidos de trafegar pelo local.

No domingo, as chuvas assustaram os moradores de Angra dos Reis, principalmente no centra da cidade e nos distritos do Frade e de Monsuaba. Houve alagamentos, quedas de árvores e danos em pontes. A Defesa Civil chegou a registrar deslizamentos de terra, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a prefeitura de Angra, pelo menos 36 pessoas estão desalojadas.

Um trecho paulista da rodovia Rio-Santos (BR-101 e SP-55) chegou a ficar interditado por 27 horas entre os bairros de Maresias e Boiçucanga, em São Sebastião, devido à queda de 12 barreiras. A prefeitura do município paulista decretou estado de calamidade pública, após 2 mil pessoas serem afetadas pelas chuvas que caem na região desde a sexta-feira. De acordo com a defesa civil da cidade, 305 pessoas precisaram ser resgatadas das enchentes, nove pontes foram atingidas e 10 casas ficaram destruídas. Apesar dos estragos, não há registro de vítimas. A prefeitura informou que todos os desabrigados foram para casas de amigos ou familiares.

Em Cubatão, as cheias dos rios Cubatão e Pilões deixaram sete famílias desabrigadas, após as chuvas do domingo. Elas foram encaminhadas a um ginásio da cidade, onde cerca de 100 famílias estão alojadas desde a última enchente, em 22 de fevereiro. Ainda em Cubatão, um homem de 40 anos desapareceu no Rio Perequê, na tarde de domingo. Ele estava com dois amigos, em uma cachoeira, mas escorregou e acabou levado pela correnteza. As buscas foram interrompidas ontem à noite, e devem continuar hoje.

27 horas Tempo que durou a interdição da Rio-Santos, no litoral norte de São Paulo