Título: Câmara de gás mortal
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/03/2013, Brasil, p. 9

Laudos técnicos mostram que a inalação dos gases cianeto e monóxido de carbono foi a responsável pela morte de mais de 200 pessoas que estavam na boate, na noite de 27 de janeiro. Uma série de erros amplificou o desastre.

As vítimas do incêndio na boate de Santa Maria, em 27 de janeiro, morreram asfixiadas pela inalação de cianeto e de monóxido de carbono. A informação é da legista-chefe do Departamento Médico Legal de Santa Maria, Maria Ângela Zuchetto, e integra a série de laudos entregue à Polícia Civil do Rio Grande do Sul, na tarde de ontem. Os relatórios são detalhados e foram anexados ao inquérito policial que apura as causas e as responsabilidades da tragédia, que já soma mais de 1,7 mil páginas. Os documentos confirmam a superlotação da boate, que tinha capacidade para 700 e 750 pessoas, mas que, na noite do incêndio, recebeu mais de mil frequentadores, a grande maioria, jovens estudantes.

Os erros que culminaram no incêndio da Kiss estão sob investigação. Um dos principais foi o uso de um sinalizador inadequado para locais fechados, na apresentação da banda Gurizada Fandangueira. A existência de apenas uma saída de emergência é apontada como responsável pela grande proporção que o desastre atingiu. O laudo da perícia tam,bém aponta outras falhas que ajudaram a amplificar a tragédia: um dos extintores de incêndio não funcionou; não havia sinalização de emergência (180 corpos foram encontrados no interior dos banheiros); e o alvará do Corpo de Bombeiros estava vencido. A expectativa é que o inquérito seja entregue à Justiça já na semana que vem.

O gás que intoxicou as vítimas do incêndio foi resultado da queima da espuma que servia como isolante acústico do local. Ao pegar fogo, o material liberou gás cianeto, o mesmo que foi usado nas câmaras de gás nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Os sobreviventes também tiveram problemas respiratórios e neurológicos decorrentes da inalação da fumaça tóxica. Nos hospitais de Santa Maria e de Porto Alegre foram internadas 145 pessoas que estavam na boate ou que ajudaram no resgate das vítimas.

Por causa das possíveis sequelas fisiológicas e psicológicas da tragédia, o Ministério da Saúde promove, hoje e amanhã, o segundo mutirão de atendimento às vítimas da tragédia, parentes e profissionais que atuaram no socorro dos feridos no incêndio da casa noturna. Escrivães da Polícia Civil vão aproveitar o mutirão para tentar ouvir relatos de sobreviventes que ainda não prestaram depoimento. No último fim de semana, no primeiro mutirão, foram atendidas 264 pessoas, cadastradas por meio de um link na página oficial do Ministério da Saúde na internet. Último balanço do ministério aponta que 14 pacientes permaneciam internados em hospitais domestado.

Os donos da boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha, estão presos preventivamente.