Valor econômico, v. 21, n. 5130, 18/11/2020. Política, p. A11

 

Eduardo Bolsonaro diz que criar partido “é fundamental”

Raphael Di Cunto

18/11/2020

 

 

Para filho do presidente, resultado da eleição municipal não foi o esperado pela direita

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, afirmou ontem que o resultado da eleição municipal não foi o esperado pela direita e mostrou que fundar o Aliança pelo Brasil ou encontrar outro partido “verdadeiramente conservador” para abrigar o projeto político do seu pai “torna-se cada dia mais fundamental”.

Bolsonaro está sem partido desde que brigou com o presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), no ano passado. Ele tentou fundar uma nova sigla, mas o Aliança está longe de alcançar o apoio necessário, o que deixou os bolsonaristas sem partido. Eduardo continuou no PSL, para não perder o mandato por infidelidade partidária, enquanto os irmãos Flávio (que é senador) e Carlos (reeleito vereador no Rio de Janeiro) foram para o Republicanos.

Eduardo fez o comentário no Twitter, ao admitir que o resultado da eleição não foi o que a direita esperava, mas apontar que o PT e PSDB perderam prefeituras e “alertar” para o crescimento da “esquerda radical”, com Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno para prefeito de São Paulo.

“A direita esperava e poderia ter ido melhor neste pleito”, afirmou Eduardo. “Formar o Aliança ou ter um partido verdadeiramente conservador torna-se cada dia mais fundamental, seja para o embate nas casas legislativas, seja para a eleição. Os diferentes grupos e pessoas de direita poderiam estar em maior contato, melhor comunicação e amadurecer para não se enxergarem como adversários nas eleições”, disse.

Entre as metas, Eduardo incluiu trabalhar pelo voto impresso e “impedir propostas que dêem margem para fraudes como o votos por correios e digital (celular)”. Os bolsonaristas aproveitaram o atraso na divulgação dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para voltar a acusar, sem nenhuma prova, as urnas de não serem confiáveis.

Ele também defendeu que a direita deve ampliar sua atuação e aproveitar “tudo aquilo que está a nossa disposição para fazer políticas de base” e não depender apenas das redes sociais. Junto com esse comentário, ele compartilhou foto do pai na inauguração de parte da transposição do rio São Francisco, executada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que está em briga com a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, para ampliar os gastos em obras.