Correio braziliense, n. 20965, 17/10/2020. Política, p. 4

 

Doria dá alfinetada em Marco Aurélio

Bruna Lima 

17/10/2020

 

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou o habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a libertação do traficante André de Oliveira, o André do Rap. A decisão do magistrado foi suspensa pelo presidente da Corte, Luiz Fux, mas o criminoso, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), já tinha deixado a cadeia e está foragido. O tucano reclamou da necessidade de novas investigações para a captura do bandido e dos custos milionários que serão empregados nessa tarefa.

"Me dá vontade de mandar a conta para o ministro", disparou Doria, em relação a Marco Aurélio. Segundo o governador, as estimativas são de gastos milionários a cada 120 dias de investigações. Os valores bancam operação, pessoal e equipamentos. "A despesa para recuperar o fugitivo André do Rap representa para os cofres públicos de São Paulo R$ 2 milhões", enfatizou.

André do Rap está foragido desde sábado, um dia depois de conseguir o habeas corpus. Na decisão que permitiu a soltura, Marco Aurélio sustentou que o traficante estava preso desde o fim de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva e que, por isso, o limite legal previsto para uma prisão preventiva estava excedido. A medida, no entanto, foi derrubada, no dia seguinte, por Fux, o que provocou atrito entre os dois. O caso foi levado para o plenário, que decidiu, por nove votos contra um, que André do Rap deve voltar para a cadeia.