Correio braziliense, n. 2099, 20/11/2020. Saúde, p. 12

 

Vacina de Oxford é segura para idosos

20/11/2020

 

 

Um dia depois de a Pfizer divulgar a informação de que a vacina norte-americana é eficaz em idosos, a Universidade de Oxford publicou, na revista The Lancet, resultados iniciais de fase 2 incluindo 560 adultos, sendo 240 deles com mais de 70 anos. A pesquisa atesta que o imunizante é seguro e desencadeia resposta imunológica, incluindo nos mais velhos, com produção de anticorpos e células T. Não se trata, porém, de um estudo de eficácia, quando se compara o percentual de participantes vacinados e do grupo placebo que foram infectados pelo Sars-CoV-2.

Desenvolvido em parceria com o laboratório europeu AstraZeneca, o imunizante está, atualmente, na fase três de testes, conduzidos, inclusive, no Brasil. Até agora, nenhuma farmacêutica publicou dados dessa etapa — quando se analisa a eficácia de uma vacina. A Pfizer, a Moderna e o governo russo divulgaram resultados da fase 3, mas apenas em comunicados para a imprensa. A Universidade de Oxford anunciou que, até o natal, publicará os seus em uma revista científica, revisada pelos pares.

No artigo publicado ontem, os pesquisadores informaram que a vacina, chamada ChAdOx1 nCoV-19, mostrou resultados de segurança e imunogenicidade semelhantes nas faixas etárias de 18 a 55 anos e acima de 56. Em ambos grupos etários, houve produção das células T 14 dias depois da primeira dose, e resposta de anticorpos dentro de 28 dias após a imunização de reforço.

"As respostas imunológicas das vacinas são frequentemente diminuídas em idosos porque o sistema imunológico se deteriora gradualmente com a idade, o que também deixa os idosos mais suscetíveis a infecções. Como resultado, é crucial que as vacinas da covid-19 sejam testadas nesse grupo, que também é um grupo prioritário para imunização", disse, em nota, o principal autor do estudo, Andrew Pollard, da Universidade de Oxford.

O estudo da instituição inglesa é o quinto ensaio clínico que relata testes de algum tipo de vacina para covid-19 em idosos. Enquanto o da norte-americana Moderna mostrou uma resposta semelhante à da britânica, o da Pfizer/BioNTech, o da chinesa CanSino e o da SinoPharm, também da China, apresentaram resposta imune mais baixa nos participantes mais velhos, comparado aos voluntários com 18 a 55 anos. Porém, os pesquisadores de Oxford destacaram, em coletiva de imprensa on-line, que é difícil comparar resultados de diferentes estudos, já que cada um tem metodologia própria. Os cientistas também destacaram que nenhum dos participantes, incluindo os idosos, tinha comorbidades quando recrutado.

Efeitos adversos

As reações adversas mais comuns foram dor e sensibilidade no local da injeção, dor de cabeça e muscular, e fadiga. Segundo o artigo, foram observados 13 efeitos adversos graves, mas nenhum estava relacionado à ChAdOx1 nCoV-19. Esses resultados precisam ser confirmados pelos testes de fase 3, ressaltaram os autores.

"A imunosenescência — literalmente, o envelhecimento do sistema imunológico em pessoas idosas — pode levar a uma menor eficácia das vacinas Isso é especialmente importante porque a covid tem uma letalidade muito maior em idosos", observa Gillies O'Bryan-Tear, presidente da Faculdade de Medicina Farmacêutica, no Reino Unido, que não está envolvido no estudo. "Mas, de uma forma encorajadora, as respostas imunológicas nos pacientes mais velhos foram indistinguíveis das dos mais jovens. Isso sugere, mas não prova, que a proteção contra a doença será semelhante em idosos e jovens." (PO)

42% dos voluntários que receberam a ChAdOx1 nCoV-19 tinham mais de 70 anos