Correio braziliense, n. 20968, 20/10/2020. Negócios, p. 7

 

Presidente acena para investidores árabes

Ingrid Soares

Vera Batista 

20/10/2020

 

 

Em discurso durante a abertura do Fórum Econômico Brasil - Países Árabes, o presidente Jair Bolsonaro disse que o país deve retomar o crescimento econômico e criar um ambiente seguro para investidores estrangeiros com as reformas administrativa e tributária — embora o governo ainda dependa do Congresso para aprová-las.
O presidente, que, no ano passado, visitou Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, lembrou que esses países, além do Catar, mantêm investimentos de US$ 4 bilhões a US$ 5 bilhões no país. "Tenho certeza de que vamos multiplicar esses números", apontou. Bolsonaro ressaltou também as exportações brasileiras para a região.

Especialistas consideraram o discurso positivo, porém, sem efeitos concretos para o comércio bilateral. "Divulgar expectativas positivas é sempre bem-vindo. Mas, é abstrato, não se materializa em negócios, e não resolve o problema do custo Brasil", afirmou José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

De acordo com o presidente da AEB, o Brasil não tem preço para exportar para os países árabes produtos manufaturados e que apenas as commodities (mercadorias com cotação internacional) fazem parte da pauta. "Não somos competitivos e será muito difícil que a reforma tributária, ou a administrativa, sejam aprovadas ainda esse ano. Aguardo ansiosamente que isso aconteça. Precisamos fazer o dever de casa e reduzir o custo em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos", destacou.