Título: Carretas por 30km
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Fonte: Correio Braziliense, 23/03/2013, Economia, p. 16

O Porto de Santos, administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), enfrenta problemas com a entrada desordenada de caminhões no complexo portuário. Segundo a assessoria da Codesp, 17 mil veículos transportadores de carga chegam diariamente à instalação, sendo 3 mil apenas com grãos. As filas ultrapassaram os 30km de comprimento esta semana.

De acordo com o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), o acúmulo de caminhões no porto ocorre devido à falha na comunicação entre terminais e operadores portuários. A princípio, os veículos devem aguardar autorização em dois pátios reguladores, com capacidade para receber 4 mil automóveis, bem abaixo dos 17 mil que chegam todos os dias.

No Paraná, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) credita ao tempo chuvoso parte da demora no processo de exportação dos grãos. Segundo a assessoria da Appa, 27 dias de precipitações foram o suficiente para prejudicar as operações na região. Além disso, o período de escoamento conjunto de milho e soja tem dificultado. A Appa informa que a elevação da umidade do ar ou a ameaça de chuva são fatores suficientes para que os porões sejam fechados e os embarques, interrompidos. Isso evita que os grãos sejam completamente danificados. Atualmente, 76 navios aguardam ao largo para atracar no porto.

No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Porto de Paranaguá continuará a sofrer com a chuva. Por conta de uma variabilidade climática, um único dia chuvoso na região pode gerar o mesmo volume de água esperado em cerca de um mês.