Correio braziliense, n. 20999, 21/11/2020. Política, p. 2

 

Bolsonaro insiste em criticar pleito

Ingrid Soares 

21/11/2020

 

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a adoção do voto impresso nas eleições gerais de 2022. A apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada, e nas redes sociais, o chefe do Executivo destacou que a mudança "deve ser uma realidade em 2022". "O Parlamento, como sempre, vai atender à vontade popular", destacou.

A bolsonaristas que o aguardavam na entrada da residência oficial, o presidente questionou se queriam a volta do voto de papel. Em seguida, disse ter sido "roubado" nas eleições de 2018. "Nós devemos ter um sistema eleitoral onde você possa aferir e auditar o seu voto. E o que tá aí não é possível ser aferido", afirmou, em relação às urnas eletrônicas. "Então eu, por exemplo, não confio nesse sistema eleitoral. Alguns falam que eu fui eleito nesse sistema. Fui eleito porque tive muito voto. Fui roubado demais. Ninguém reclamou quando foi votar no 13 e tinha problema, mas reclamou, muita gente, quando foi votar no 17", apontou.

Bolsonaro relatou que o sistema será alterado com o apoio do Congresso Nacional. "Vamos resolver... Junto com o Parlamento, a gente vai resolver isso aí. Ninguém acredita nesse voto eletrônico, ninguém acredita. E devemos atender à vontade popular, e ponto final", frisou. "Tenho certeza de que o Parlamento vai nos ouvir. Isso é para tratar no início do ano que vem, e vamos tratar desse assunto. A gente vai ter o apoio lá, e eu acho que a maioria quer isso também. Não podemos ter mais eleições complicadas em 2022."

Nas eleições municipais deste ano, candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro foram derrotados nas urnas. Dos sete concorrentes em capitais que receberam o aval dele, apenas dois foram para o segundo turno.