Título: Deferência a Bezerra
Autor: Moura, Aline; Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2013, Política, p. 2

Apesar do desconforto explícito, Dilma tentou quebrar o gelo diversas vezes ao lado de Eduardo Campos, elogiando nominalmente a mulher do governador. “A dona Renata é um exemplo de mulher nordestina comprometida com uma das questões principais do nosso país, que é a questão das crianças. Eu reconheço, aqui de público, a contribuição que a Renata deu no meu governo para a questão das creches”, enalteceu.

A presidente também fez um gesto político explícito de deferência, ao também elogiar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, “apaixonado por Pernambuco”, nas palavras dela. Indicado por Eduardo, Bezerra tem sido alvo de críticas dos petistas, que pedem a sua exoneração desde que o governador de Pernambuco começou a se insinuar como postulante ao Palácio do Planalto no ano que vem.

Dilma fez questão de abrir espaço, em seu discurso, para que Bezerra anunciasse a construção de um trecho da Transnordestina. “Além de lançar a concessão ferroviária que liga o Porto de Suape ao Porto de Aratu (BA), que é essa ferrovia Recife-Salvador, nós vamos também ter a opção — que é um sonho antigo, sonho de mais de 60, 70 anos — de criar a Centro Atlântica, de Juazeiro até Salvador. Esse é o pleito que a gente lutou com apoio do governador Eduardo Campos, com apoio da presidenta Dilma, a gente está ganhando uma grande conquista, esta se chama a integração ferroviária do Nordeste”, afirmou o ministro.

A presidente prometeu que o governo brasileiro fará novos investimentos no setor. No ano passado, Dilma anunciou uma série de concessões no setor de ferrovias para que, ao lado da iniciativa privada, sejam investidos R$ 133 bilhões em 25 anos na construção de 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias. “E eu quero dizer para vocês que nós mudaremos ainda mais”, destacou ela.