Título: Para evitar a prisão
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2013, Política, p. 5

Na tentativa de evitar a prisão imediata do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), a defesa do parlamentar preparou um recurso contra a condenação a 13 anos e 4 meses de cadeia que o Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou ao parlamentar, pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. O advogado Bruno Rodrigues afirmou que contestaria a decisão tomada pelo STF em dezembro, quando os ministros rejeitaram os embargos apresentados por Donadon. Ele foi condenado em outubro de 2010 pelo envolvimento com o desvio de mais de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, mas permanece em liberdade.

O recurso de Rodrigues é a última tentativa de evitar a prisão de Donadon. Sem ele, o deputado poderá ser detido imediatamente a partir de hoje. Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia deve levar todos os eventuais embargos para apreciação em plenário na semana que vem. Se os ministros rejeitarem os pedidos, o processo poderá ser encerrado seis dias depois de a decisão ser publicada.

O advogado do deputado disse que questionaria dois pontos: o fato de o STF não ter tratado dos efeitos que a condenação terá sobre o mandato do parlamentar e, ainda, a suposta omissão da Corte quanto à investigação inicial do caso por um delegado, o que seria irregular, pois não se tratava de ação criminal e um dos envolvidos era deputado estadual, o irmão de Natan, Marcos Antonio Donadon.