O Estado de São Paulo, n.46308, 31/07/2020. Política, p.A5

 

Bolsonaro provoca nova aglomeração

André Pessoa

Tomás Conte

31/07/2020

 

 

Na 1ª viagem após diagnóstico de covid-19, presidente vai a Bahia e Piauí; em live, diz que está tomando antibiótico para 'mofo' no pulmão

Em sua primeira agenda externa após ser diagnosticado com covid-19, no início do mês, o presidente Jair Bolsonaro foi recebido ontem pela manhã por dezenas de pessoas ao desembarcar no aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí. No início, Bolsonaro usava máscara no rosto, mas logo deixou-a abaixo do queixo enquanto era cercado por apoiadores, alguns deles sem proteção sobre boca e nariz – em descumprimento ao que orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao sair do aeroporto, Bolsonaro usou um chapéu de vaqueiro branco, montou em um cavalo e acenou para as pessoas que o chamavam de "mito". Mais cedo, outro grupo de manifestantes protestou usando faixas com críticas à postura do governo no combate ao coronavírus.

Em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, o presidente inaugurou uma adutora do Rio São Francisco. Ele afirmou que fez "o possível" para minorar os efeitos da pandemia. "Começamos enfrentando uma pandemia, ninguém esperava isso, mas ela veio, e nós fizemos todo o possível para que seus efeitos fossem minorados. Mas fizemos isso tendo ao nosso lado valorosos senadores e deputados", disse o presidente. "Ninguém governa sozinho."

Nem o governador Wellington Dias (Piauí), nem Rui Costa (Bahia), ambos do PT, participaram da agenda. Esta é a segunda viagem de Bolsonaro ao Nordeste – região considerada reduto petista. No final de junho, esteve no Ceará para inaugurar trecho da transposição do São Francisco.

'Mofo'. À noite, em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que estava com "mofo" no pulmão. "Acabei de fazer um exame de sangue, estava com um pouco de fraqueza ontem, acharam até um pouco de infecção também. Estou agora no antibiótico, deve ser... Agora, depois de 20 dias dentro de casa, a gente pega outros problemas. Eu peguei mofo, mofo no pulmão", disse, em tom de piada.