O Estado de São Paulo, n.46308, 31/07/2020. Política, p.A5

 

Weintraub é confirmado no Banco Mundial

Beatriz Bulla

31/07/2020

 

 

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi confirmado ontem como diretor executivo do Banco Mundial, que tem sede em Washington. No cargo, ele receberá salário de US$ 21,5 mil mensais, o equivalente a R$ 110 mil por mês.

"O Banco Mundial confirma que o Sr. Abraham Weintraub foi eleito pelo grupo de países (conhecido como constituency) representando Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser Diretor Executivo no Conselho do Banco", informou o banco. O ex-ministro deverá assumir o cargo em agosto, e cumprirá o atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020. Após esse prazo, o cargo será novamente aberto para eleição.

Weintraub foi indicado ao cargo em julho pelo Ministério da Economia ao deixar o governo Bolsonaro. Nos 14 meses em que esteve à frente do Ministério da Educação, acumulou crises. Em reunião ministerial, chamou ministros do Supremo Tribunal federal de "vagabundos", e saiu do País rumo aos Estados Unidos às pressas, antes da publicação de sua exoneração.