Título: Integração dos Brics
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 26/03/2013, Economia, p. 11

A reunião da V Cúpula dos países do Brics (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que será realizada amanhã em Durban, na África do Sul, tem três grandes temas na avaliação do governo brasileiro: integração com a China, a criação do banco de desenvolvimento dos Brics e o contingenciamento de reservas do grupo.

O primeiro deles, a integração com a China, será marcado com a assinatura hoje de acordo bilateral para a troca de moeda local entre os bancos centrais dos dois países. A assinatura desse termo será mais um instrumento para as situações de crise, quando os canais tradicionais para a troca de moeda não estiverem disponíveis, informou uma fonte do governo.

O segundo mote dos debates é a criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics. Os chefes de Estado das cinco nações discutirão como esse banco vai financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, cujo estudo de viabilidade foi determinado na cúpula anterior, na Índia, no ano passado. A expectativa é que o valor desse fundo chegue a US$ 70 bilhões.

Os integrantes do Brics discutirão ainda a criação de uma espécie de fundo de reserva dos países do grupo para socorrer aqueles que tiverem problemas na balança de pagamentos.