Correio braziliense, n. 20976, 28/10/2020. Política, p. 4

 

Renda Brasil: ainda sem financiamento

Marina Barbosa 

28/10/2020

 

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, retomou, ontem, as negociações sobre as fontes de financiamento do Renda Brasil com o senador Márcio Bittar (MDB-AC). Mas nada evoluiu: o parlamentar saiu do encontro dizendo que o impasse sobre a origem de recursos do programa continua.
"Esta é a grande questão: de onde você tira tem problema. Ninguém gosta de encolher benefício, mas vai ter que sair de algum lugar", disse Bittar.

O senador salientou que Guedes apresentou novas possibilidades de financiamento do Renda Brasil, mas não as detalhou. Isso porque, ideias ventiladas anteriormente causaram críticas e desgaste entre a equipe econômica e o próprio senador.

Na equipe econômica, também continua a lei do silêncio instaurada após o presidente Jair Bolsonaro ameaçar os auxiliares de Guedes com demissão por conta da repercussão negativa das propostas de financiamento para o Renda Brasil — como congelamento de aposentadorias, extinção de benefícios para idosos e deficientes ou fim do seguro defeso para pescadores em tempos de procriação das espécies. Porém, segue o entendimento de que será preciso cortar despesas já previstas no Orçamento para tirar o Renda Brasil do papel.

Pós-eleição
Relator do Orçamento de 2021 e do Pacto Federativo, Bittar está determinado a incluir a criação do Renda Brasil nos seus relatórios. Porém, ante o impasse sobre a fonte de financiamento, a decisão ficou para depois das eleições. E afirmou que, apesar de o prazo de discussão e votação ser curto, o Congresso precisa chegar a um consenso sobre o assunto ainda neste ano.

"Milhões de seres humanos, em janeiro, se não criarmos um programa novo para abraçá-los, não terão do que se alimentar. É uma questão de solidariedade humana. Quando passar a eleição, a atenção inteira estará voltada para este assunto. Não há como o Congresso faltar a isso", salientou, embora já haja analistas achando que o Renda Brasil não sai do papel este ano.