Título: Passageiros da Gol no prejuízo
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 06/04/2013, Economia, p. 10

Os prejuízos bilionários da Gol nos dois últimos anos parecem se refletir cada vez mais no atendimento aos consumidores. Ontem, a companhia aérea deixou centenas de clientes sem muitas explicações ao cancelar quatro voos para a Argentina — os trajetos de volta para o Brasil também foram suspensos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao Correio que já notificou a empresa por causa do ocorrido e que ela terá 10 dias para prestar esclarecimentos.

O voo nº 7450, por exemplo, chegou a decolar do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), às 11h20, mas, quando faltavam 30 minutos para o pouso em Buenos Aires, o Boeing 737 — que estava lotado — voltou para São Paulo. Da cabine, o comandante explicou aos passageiros que havia uma greve geral na Argentina e que o terminal de lá estava fechado. De volta ao Brasil, os consumidores descobriram, porém, que era mentira.

Um passageiro contou que, depois de muita insistência e ao ver que voos de outras companhias estavam decolando normalmente para Buenos Aires, um funcionário da Gol em São Paulo admitiu que a tal greve não era geral, mas que se tratava de um problema da empresa com os trabalhadores de solo terceirizados na Argentina.

A Gol afirmou, em nota, que houve "uma paralisação parcial dos serviços, nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, em resposta a uma readequação do quadro de funcionários da companhia". O atraso do pagamento da Gol aos trabalhadores argentinos chega a dois meses, segundo fontes do setor. A empresa não comentou o assunto e também não revelou o total de passageiros afetados com os cancelamentos dos quatro voos com destino ao país vizinho. A companhia disse apenas que "não está medindo esforços para atendê-los da melhor forma possível, para reacomodá-los em outros voos e em operações extras que serão criadas".

O relato de um passageiro ouvido pelo Correio, no entanto, foi o oposto. Além de a empresa se recusar a acomodar os passageiros imediatamente nos voos de concorrentes — o que está previsto em lei — , ela só daria almoço aos clientes prejudicados às 19h. Além disso, a Gol teria oferecido hospedagem, táxi e refeição para que eles pudessem embarcar na manhã de hoje, se a greve acabasse.

Notificação Ao ser notificada pela Anac, a Gol precisará comprovar a prestação de assistência aos usuários, conforme o previsto pela Resolução nº 141/2010. O descumprimento pode gerar multa entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por infração. A agência disse que o movimento grevista é de funcionários de uma empresa terceirizada. Segundo ela, várias companhias tiveram as operações prejudicadas, mas a Gol foi a única brasileira afetada.

A Anac avisou que o passageiro que tiver os direitos de consumidor desrespeitados e cujo problema não tenha sido resolvido poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa e ao Poder Judiciário, representado pelos Juizados Especiais nos aeroportos. A situação da Gol está ficando difícil, de acordo com fontes do setor. O prejuízo recorde em 2012, de R$ 1,58 bilhão, foi quase 60% maior que as perdas registradas no ano anterior, quando o resultado negativo foi de R$ 1 bilhão.