Correio braziliense, n. 20980, 01/11/2020. Cidades, p. 17

 

Dia de Finados com restrições

Jéssica Moura 

01/11/2020

 

 

As celebrações previstas para amanhã, Dia de Finados, devem ser bem diferentes, devido à pandemia do novo coronavírus. Em 2019, cerca de 500 mil pessoas passaram pelos cemitérios do Distrito Federal — Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia —, de acordo com balanço da Polícia Militar (PMDF). Ao contrário dos anos anteriores, a recomendação da empresa Campo da Esperança, que administra os seis cemitérios da capital, é de que a população dê preferência às homenagens em casa.

Contudo, para quem quiser prestar tributo nos túmulos dos entes, não haverá limite de visitantes, mas é preciso seguir o protocolo para evitar aglomerações e contágios.

Medidas sanitárias

Na quarta-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) editou um decreto com as regras sanitárias para os cemitérios no feriado: além do distanciamento de dois metros entre os visitantes, só serão permitidos grupos de até seis pessoas. Quem estiver com sintomas de gripe, não poderá entrar.

O uso de máscaras é obrigatório em todas as unidades. Outra mudança é que não haverá banheiros químicos, e os sanitários dos cemitérios serão limpos com maior frequência. Não haverá copos descartáveis disponíveis nos bebedouros. Cada pessoa deve levar o seu ou uma garrafinha para beber água. A presença de vendedores ambulantes está proibida.

Acesso

Para reduzir as aglomerações, os cemitérios abrirão mais cedo e fecharão mais tarde, funcionarão das 7h às 19h. Em Planaltina e em Brazlândia, os carros não terão acesso para liberar espaço de circulação de pessoas. Nas demais unidades, somente os veículos autorizados a parar em vaga especial ou destinados a pessoas com deficiência poderão estacionar do lado de dentro.

Uma das faixas na DF-475, que dá acesso ao cemitério do Gama, será interditada para veículos. Nela será feita a passagem de pedestres. Também haverá intervenções no Setor de Oficinas Norte, a via que vai para o cemitério de Taguatinga terá sentido único.

Celebrações

As missas presenciais da Arquidiocese de Brasília, que ocorrem tradicionalmente nos cemitérios, assim como outras celebrações, estão canceladas, e as homenagens de finados vão ocorrer nos próprios templos. Na Catedral, a missa está marcada para as 10h30 e será transmitida pelas redes sociais. Nos cemitérios, os velórios e sepultamentos vão ocorrer normalmente, seguindo os protocolos de prevenção da covid-19.