Título: E o telefone toca na igreja
Autor: Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2013, Economia, p. 9

Galpão serve de sede para a Nova Canaã e a organizadora de certame

O rol de suspeitas em torno da Fundação Solidariedade (Fundaso), responsável pelo concurso de um órgão desconhecido, o Instituto Científico Educacional de Assistência aos Municípios (Iceam.gov), só faz aumentar. Além de não conseguir comprovar seu endereço nem seu registro na Receita Federal, a empresa arrecada doações para a Igreja Pentecostal Nova Canaã, com sede em Santa Maria, no Distrito Federal, para a construção de um centro de reabilitação de dependentes químicos. A relação entre a instituição religiosa e a Fundaso é tão próxima que ambas têm o mesmo telefone, e o gestor da fundação, Samuel Pereira da Silva, é vice-presidente da igreja. E mais: o site possui identidades visuais e erros gráficos muito parecidos.

O Correio esteve, na tarde de ontem, no endereço indicado no site da Nova Canaã e encontrou um galpão fechado, sem qualquer placa de identificação. No terreno, mora o presidente da igreja, Célio Júber Januário de Oliveira, que nega ter abrigado, em sua casa, o templo que integra. Sua versão é de que o espaço foi alugado para outra congregação evangélica, durante nove anos. O contrato teria sido rompido há dois anos por falta de pagamento. Porém, a informação é contestada por vizinhos, que confirmam as atividades da Nova Canaã no local ao longo de pelo menos quatro anos.

Oliveira é pura contradição. Primeiro, disse que os cultos da Nova Canaã ocorrem apenas em Aparecida de Goiânia (GO), em duas localidades. Depois, afirmou que está reabrindo uma unidade da igreja onde antes ela funcionava. “O templo deve ser inaugurado aqui (mostrando o galpão vazio de sua casa) até 10 de abril”, estimou. Curiosamente, a data é a mesma para a qual está prevista a mudança da Fundaso para Goiânia, de acordo com nota emitida pela entidade. “Só falta o aparelho de som”, disse ele, mostrando o salão com apenas algumas cadeiras empoeiradas e empilhadas.

Doações A Igreja Pentecostal Nova Canaã encabeça uma campanha de arrecadação de fundos para a construção de um centro de reabilitação para dependentes químicos em local ainda não definido. Para isso, abriu um edital de doação por meio de preenchimento de um protocolo disponibilizado no site www.fundaso.com.br. Também, segundo informado, é possível fazer depósito em conta corrente em nome da Fundaso. O site, por sinal, estimula a desconfiança: a imagem da planta da clínica a ser construída é uma réplica de um projeto desenhado por um escritório de arquitetura em João Pessoa (PB) para a organização não-governamental Cidade Viva.

Ao Correio, Oliveira negou a existência do projeto para o centro de reabilitação e a possibilidade de doação por meio da Fundaso. “A única forma de contribuir com a igreja é me entregar pessoalmente o dinheiro”, assegurou. “Não sei porque isso está no site da igreja. É verdade que quem cuida de toda a parte burocrática da Nova Canaã é o Samuel (gestor da fundação). Portanto, só ele pode dar as devidas explicações”, destacou, visivelmente irritado. “Samuel é meu amigo pessoal, nos encontramos a cada dois meses, inclusive para churrascos. Mas nunca ele me disse nada sobre essas doações via Fundaso”, emendou. Oliveira assegurou, porém, conhecer o obscuro Iceam.gov. “Tem sede em Mambaí e em Goiânia. É só procurar.”