Valor econômico, v. 21, n. 5137, 27/11/2020. Política, p. A10

 

Bolsonaro grava vídeos de apoio em três cidades

Fabio Murakawa

Matheus Schuch

27/11/2020

 

 

Presidente entra nas campanhas de São Gonçalo, Anápolis e Rio Branco

O presidente Jair Bolsonaro vem seguindo o conselho de auxiliares mais próximos para se manter discreto e não apoiar candidatos no segundo turno da eleição municipal nas principais cidades do país. Mas abriu exceções e, a pedido de aliados, gravou vídeos para candidatos em ao menos três municípios: Rio Branco (AC), Anápolis (GO) e São Gonçalo (RJ).

Na avaliação de integrantes do núcleo político do governo, o presidente colou sua imagem a derrotas de candidatos como Celso Russomanno (Republicanos), em São Paulo, e o desempenho pífio do prefeito Marcelo Crivella (Rio), que passou para o segundo turno com chances escassas de vitória. Não por acaso, Crivella foi o maior afetado por essa estratégia de discrição do presidente, que silenciou sobre o segundo turno no Rio.

Ontem, em live nas redes sociais, Bolsonaro citou envergonhadamente seu aliado, apenas no final da transmissão, quando disse que iria para o rio no dia da eleição e declarou que votaria no prefeito.

Na capital do Acre, Tião Bocalom (PP) tem como padrinho o senador Márcio Bittar (MDB), relator do Orçamento e da PEC do pacto federativo e que apareceu com o presidente no vídeo de apoio ao candidato, postado anteontem nas redes sociais do senador. Ele concorre contra Socorro Neri (PSB).

Bocalom é amplamente favorito para levar a capital acreana - quase venceu a eleição em primeiro turno, com 49,58% dos votos contra 22,68% da rival.

Segundo o Ibope, ele tem 65% das intenções de voto, ante 28% de Socorro Neri. A pesquisa, registrada sobe o número AC-06347/2020, tem margem de erro de 4 pontos percentuais, com 602 eleitores ouvidos de 18 a 20 de novembro.

Ontem, o ex-líder do governo na Câmara, Vitor Hugo, divulgou vídeo ao lado de Bolsonaro manifestando apoio a Roberto Naves (PP), em Anápolis, onde o rival é o também petista Antônio Gomide. Naves venceu o primeiro turno com 46,64% dos votos válidos, ante 28,87% do petista.

“Eu quero também neste momento pedir o seu voto para prefeito para o Naves, porque nós sabemos quem é que está do outro lado, qual o partido que está do outro lado”, disse.

Bolsonaro também gravou vídeo de apoio a Capitão Nelson (Avante), candidato em São Gonçalo e aliado do deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ).

Porém, as chances de derrota do candidato do presidente na cidade fluminense são grandes. Uma pesquisa da Intelligence Serviços aponta que ele tem 27% das intenções de voto, ante 43% do petista Dimas Gadelha. A pesquisa, sob o número RJ-05103/2020, ouviu 600 eleitores entre segunda-feira e ontem, com margem de erro de 4 pontos percentuais.

Ali, Bolsonaro fez um apelo ao eleitorado para que não permita que o PT conquiste a prefeitura.

“Eu estou com o Capitão Nelson. E eu peço a todos aqueles que possam nos ajudar nesta jornada elegendo o Capitão Nelson para a prefeitura de São Gonçalo”, disse Bolsonaro no vídeo. “O outro lado, vocês sabem, é o PT. Dispensa comentários. Se Deus quiser, estarei no próximo ano, visitando aí em São Gonçalo, não só os nossos amigos, bem como na prefeitura o Capitão Nelson, o nosso prefeito. Um abraço a todos e fiquem com Deus.”

Além de Crivella, outro prejudicado pela estratégia de Bolsonaro foi Capitão Wagner (Pros), candidato à prefeitura de Fortaleza contra José Sarto (PDT), apoiado pelo clã dos Ferreira Gomes.

O pedetista tem 53% das intenções de voto, contra 35% de Wagner, para quem Bolsonaro chegou a pedir votos no primeiro turno.