O Estado de São Paulo, n.46313, 05/08/2020. Internacional, p.A16

 

Brasileiros saíram antes da explosão, diz Marinha

05/08/2020

 

 

Fragata do Brasil deixou porto de Beirute pouco antes da tragédia; prédio da embaixada sofreu danos, mas funcionários não se feriram

Após a forte explosão na região portuária de Beirute, a Marinha do Brasil informou ontem, em nota, que os militares que compõem a Força Tarefa Marítima (FTM), em missão no Líbano, "estão bem e não há feridos". A fragata Independência teria partido do porto poucos minutos antes da tragédia.

"A Marinha do Brasil (MB) informa, com relação à explosão ocorrida em Beirute, que todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (Unifil) da MB estão bem e não há feridos", diz o texto divulgado pela assessoria de imprensa da Marinha.

Em outro trecho da nota, a Marinha diz que a fragata Independência já estava distante do local no momento da explosão. A embarcação estava patrulhando a região conhecida como Área de Operações Marítimas da Unifil, a uma distância de aproximadamente 15 km do porto de Beirute.

"Os militares a bordo do navio brasileiro não sofreram quaisquer danos físicos, bem como a fração do contingente brasileiro baseada na cidade de Naqoura, ao sul do país", afirmou a Marinha.

Ontem, o governo brasileiro informou, em nota, que não há brasileiros mortos ou feridos em Beirute. Algumas janelas do prédio da embaixada do Brasil foram danificadas, segundo relatos de diplomatas brasileiros.

Nas proximidades da missão brasileira também estão vários edifícios importantes, como a embaixada da Austrália. Ontem, o governo australiano confirmou um morto – que não fazia parte do corpo diplomático.

"É com grande pesar que informamos que pelo menos um australiano morreu nesta explosão horrível", afirmou o primeiro-ministro, Scott Morrison. "O prédio da nossa embaixada ficou bastante danificado, mas todos os funcionários estão bem."

Destruição. As sedes diplomáticas de Bélgica, Áustria, Chipre e Timor, todas muito próximas do local da explosão, também foram afetadas. O chanceler belga, Philippe Goffin, informou que dois funcionários da embaixada ficaram feridos. "A destruição causada pela explosão em Beirute foi enorme", disse Goffin. "O prédio da nossa embaixada foi muito danificado."

Os governos de Alemanha e Reino Unido também relataram que funcionários de suas missões em Beirute ficaram feridos na explosão. "As fotos e as imagens que chegam de Beirute são chocantes", disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. "Estamos prontos para fornecer qualquer tipo de ajuda." /  AFP, COLABOROU JULIA LINDNER, DE BRASÍLIA