Correio braziliense, n. 20987, 08/11/2020. Brasil, p. 6

 

Luz começa a voltar no AP

Augusto Fernandes 

08/11/2020

 

 

O fornecimento de energia elétrica no Amapá voltou a ser restabelecido ontem, cinco dias depois de um incêndio que avariou transformadores da subestação da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), administrada pela empresa espanhola Isolux, deixar quase 765 mil pessoas no escuro. Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que 63% da energia já voltou na unidade da Federação.

“No momento, 63% da energia do estado está restabelecida. Num primeiro momento, geradores do Exército e da Aeronáutica foram disponibilizados para as cidades, obviamente, atendendo, primeiramente, aqueles locais mais críticos, onde não tinha hospital nem delegacia. E a gente espera que tudo seja restabelecido em, no máximo, 10 dias”, informou o presidente, em uma transmissão ao vivo.

O incidente ocorreu na última terça-feira e foi registrado na subestação Macapá. O incêndio levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250MW de carga elétrica. Ao todo, 13 dos 16 municípios amapaenses ficaram sem luz.

Na madrugada de ontem, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), um dos transformadores da subestação foi recuperado e conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, o fornecimento de energia aos moradores do Amapá tem sido feito de forma escalonada e estavam sendo atendidos 80MW de cargas, “o que representa cerca de 33% da carga típica para o horário (cerca de 240 MW), sendo 40MW pelo SIN e 40MW pela UHE Coracy Nunes”.

O governo do Amapá informou que, enquanto a situação não for solucionada por completo, todas as unidades consumidoras de energia no estado, com exceção dos serviços essenciais, terão de passar por rodízio em intervalos de seis em seis horas. O planejamento será conduzido pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

“Os consumidores já devem estar preparados para este rodízio e devem tomar as medidas de segurança e de economia de energia necessárias até que seja implantado os demais transformadores que permitirão a companhia atender de forma integral todo o estado”, disse o diretor-presidente da CEA, Marcos Pereira.

O governador Waldez Góes (PDT) acrescentou que “a Companhia de Eletricidade do Amapá e o Operador Nacional do Sistema definiram como melhor utilizar essa energia já disponibilizada para que as prioridades e a sociedade dos 13 municípios tenham alguma energia para ir voltando à normalidade”.

Visita

Ontem, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, viajou ao Amapá na companhia do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre(DEM-AP). Os dois se reuniram com Góes e com representantes de órgãos estaduais para acompanhar o processo de restabelecimento do fornecimento energia elétrica na unidade da Federação.

O grupo visitou a subestação em que foi registrado o incidente de terça-feira. Em coletiva à imprensa, Albuquerque disse que a luz deve voltar para todo o estado até o fim da semana que vem. “A carga está sendo retomada gradualmente no estado, já temos cerca de 65% da carga retomada. Esperamos que isto vá se restabelecendo até 100% nos próximos dias. Acreditamos que até o final da próxima semana 100% da energia esteja restabelecida no estado do Amapá.”

Frase

"Num primeiro momento, geradores do Exército e da Aeronáutica foram disponibilizados para as cidades, obviamente, atendendo, primeiramente, aqueles locais mais críticos, onde não tinha hospital e delegacia”

Jair Bolsonaro, presidente