Correio braziliense, n. 20988, 10/11/2020. Política, p. 2

 

Mourão: ou vice ou Senado

10/11/2020

 

 

O vice-presidente Hamilton Mourão foi ventilado pelo ex-ministro Sergio Moro como eventual integrante de uma chapa de centro para concorrer às eleições ao Planalto em 2022. De acordo com interlocutores do militar, ele, de fato, tem pretensões políticas para o próximo pleito, mas deve manter o apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Segundo um aliado de Mourão, ele vê a eventual candidatura dele à Presidência, ou vice em outra chapa, como uma traição contra Bolsonaro, que lhe deu a oportunidade de concorrer nas eleições de 2018. O general sabe que pode ser deixado de lado pelo presidente e não ser convidado para concorrer novamente a vice. "Ele prefere trair do que ser traído", disse um amigo próximo do vice-presidente, sob a condição de anonimato. Em entrevista ao jornal O Globo, Moro citou nomes como o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, além de Mourão, para compor uma chapa com o objetivo de concorrer contra Bolsonaro e candidatos de esquerda.

Mourão tem dito, para pessoas próximas, que se não for convidado por Bolsonaro para ser vice, concorreria ao Senado. Se os planos políticos não derem certo com o chefe do Executivo nem no Legislativo, ele se afasta do cenário político para se dedicar aos netos. Mas uma parceria com Moro não tinha sido avaliada até agora. No momento, o vice-presidente optou por não se manifestar sobre o caso e focar na gestão que está em andamento. (RS)