O Estado de São Paulo, n.46319, 11/08/2020. Metrópole, p.A13

 

Ministro interino fala em apoio ao isolamento

Marcio Dolzan

Sandy Oliveira

11/08/2020

 

 

Na véspera, Bolsonaro associou estratégia a mortes que não foram por covid na pandemia

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou ontem que o País sofre com as mais de 100 mil mortes por covid-19 e que isso "não é (apenas) um número". Em discurso, Pazuello disse apoiar medidas de isolamento adotadas por Estados e municípios. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro havia associado a estratégia da quarentena a uma suposta alta de óbitos por outras causas – sem ser pelo coronavírus.

"Medidas preventivas, de afastamento social, são medidas de gestão dos municípios e dos Estados, e nós apoiamos todas elas", afirmou Pazuello, em cerimônia de inauguração de um centro de testagem de amostras para coronavírus na sede da Fiocruz, em Manguinhos, zona norte do Rio. "Quem sabe o que é necessário naquele momento (da pandemia) precisa de apoio, e nós apoiamos."

Anteontem, Bolsonaro usou artigo publicado no portal do jornal britânico Daily Mail para criticar o isolamento. "Conclui-se que o lockdown matou 2 pessoas para cada 3 de covid no Reino Unido. No Brasil, mesmo ainda sem dados oficiais, os números não seriam muito diferentes", escreveu ele, em sua conta nas redes sociais.

O número mencionado no artigo do site britânico, porém, é referente apenas ao período de 23 de março a 1.º de maio e faz relação às mortes por causas diversas após cidadãos não buscarem o serviço de emergência. Especialistas e órgãos de saúde de vários países têm recomendado o isolamento como forma de prevenir o aumento do contágio do coronavírus. Durante a pandemia, Bolsonaro também atacou o isolamento, sob a justificativa do risco de colapso na economia.

Nos últimos sete dias, a média móvel de novos óbitos foi de 1.022 a cada 24 horas pelo novo coronavírus. O País registrou ontem 721 mortes e 20.730 novas infecções de coronavírus, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL com as secretarias estaduais de Saúde. Só o Paraná não divulgou o balanço ontem.

O balanço mais recente do Ministério da Saúde mostra ainda que 2.163.812 pessoas já se recuperaram do coronavírus em todo o País. No total, 101.857 vidas já foram perdidas por causa da covid-19. O Brasil é o 2.º país com mais casos. Só perde para os Estados Unidos, que somam 5.075.678 contaminações confirmadas, conforme dados da Universidade Johns Hopkins.

Atendimento precoce. Segundo Pazuello disse ontem na Fiocruz, quem sentir sintomas de covid-19 deve procurar unidades de saúde imediatamente. "Nós estamos todos os dias revendo nossos protocolos, procurando o que tem de melhor e alterando o que não estava dando certo. Diagnóstico e testagem é a base do tratamento precoce", comentou. "Não está correto ficar em casa doente, com sintomas, até passar mal com falta de ar. Isso não funciona. Não funcionou, e deu no que deu. Nós há dois meses já mudamos esse protocolo."