Correio braziliense, n. 20988, 10/11/2020. Mundo, p. 11

 

Morales volta à Bolívia

10/11/2020

 

 

No dia seguinte à posse de Luis Arce, seu herdeiro político, o ex-presidente Evo Morales retornou, ontem, à Bolívia, encerrando o exílio de quase um ano na Argentina, depois que se viu forçado a renunciar ao poder. Em um gesto de amizade, o presidente Alberto Fernández acompanhou Morales até a fronteira entre os dois países, que foi cruzada a pé pelo líder boliviano.

"Não tinha dúvidas de que voltaria, não sabia que seria tão cedo", declarou Morales, ainda em La Quiaca, na província argentina de Jujuy. Já em solo boliviano, o líder indígena foi recebido, ao som de fanfarra, por uma multidão na cidade de Villazón. Dali, ele iniciou uma caravana, integrada por 800 carros, que percorrerá 1.100km até a região plantadora de coca de Cochabamba, onde fez carreira política. A chegada está prevista para amanhã.

A viagem de três dias é carregada de simbolismo. Aos 61 anos, o ex-presidente de esquerda, que governou a Bolívia entre 2006 e 2019, pretende desembarcar em Chimoré, no Trópico de Cochabamba, exatamente no dia em que teve que renunciar. Ontem, a caravana passou por vários municípios do sul, no departamento de Potosí. Morales iniciou a viagem de volta a seu país ainda no domingo, quando deixou a província de Buenos Aires, rumo a La Quiaca.