Correio braziliense, n. 20990, 12/11/2020. Política, p. 4

 

Barroso suspende votação em Macapá

12/11/2020

 

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, determinou a suspensão das eleições municipais de Macapá. A decisão do magistrado é uma resposta ao pedido da Justiça Eleitoral do Amapá, feito ontem, de adiamento do pleito no local. Em ofício enviado à Corte, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) argumentou que a falta de luz na capital está provocando ações de vandalismo.

"Tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspendo a realização das eleições municipais de Macapá/AP até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população. Esclareço que a suspensão abrange a previsão de realização do primeiro e do segundo turnos, marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente, ficando a designação de novas datas submetida a ato posterior", escreveu Barroso na decisão. "Determino que sejam adotadas as providências para a exclusão da carga das urnas em todo o município, de modo a prevenir que entrem em funcionamento até aqui programado para 15.11.2020."

Apagão
O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 21h do último dia 3. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um transformador pegou fogo e foi totalmente destruído. Aos poucos, a energia está sendo restabelecida, mas em forma de rodízio de seis em seis horas (leia reportagem na página 7).

No pedido encaminhado à Corte, o TRE do Amapá frisou: "Convém destacar que, no próximo domingo, várias manifestações estão sendo convocadas para demonstração de desagrado em frente aos locais de votação, o que colocaria em risco os eleitores da capital", alertou.

O pedido de adiamento foi somente para o Macapá. No restante do estado, o TRE pediu que a votação seja mantida porque há aparato policiais para garantir a segurança da votação.

Ao todo, o Amapá tem cerca de 517 mil habitantes habilitados para votar nestas eleições. A capital do estado é a única das localidades na região onde pode haver segundo turno, por ter mais de 200 mil habitantes.

(Com Agência Brasil)