Correio braziliense, n. 20990, 12/11/2020. Brasil, p. 7

 

Estado tem restaurados 80% da energia

Bruna Pauxis 

12/11/2020

 

 

O Ministério de Minas e Energia informou, ontem, que 80% da energia elétrica no Amapá foi restabelecida. Nessa manhã, entrou em operação uma unidade geradora da usina hidrelétrica Coaracy Nunes, que agregou 25 MW no fornecimento do serviço. Com isso, aumentou em cerca de 10% o atendimento atual. O estado vivia um apagão desde o último dia 3, quando uma subestação de energia elétrica pegou fogo, deixando 13 dos 16 municípios do estado na escuridão.

Amanhã, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, prestará depoimento à comissão mista que acompanha o enfrentamento da covid-19. Embora a região conte com um sistema de rodízio de eletricidade desde domingo, o estado, devido a dificuldades na comunicação, só conseguiu enviar ontem o relatório sobre os números da pandemia. Foram contabilizados 15 novas mortes (12 em novembro e três em outubro) e 742 novos casos da doença desde o último boletim, de 3 de novembro.

O presidente da comissão, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), ressaltou a ligação do apagão com o papel da comissão. "Há um aumento silencioso dos casos de covid-19. Têm acontecido manifestações, alvoroço, que quebram os princípios do isolamento, e isso tem tudo a ver com o que a comissão debate", afirmou.

A discussão deve passar também pela questão das privatizações. A subestação que pegou fogo é de responsabilidade da empresa espanhola Isolux Córsan, que enfrenta problemas financeiros. O equipamento apresentava falhas técnicas há cerca de 11 meses. Outra questão é que muitos técnicos que trabalham para superar o apagão são funcionários da Eletronorte, subsidiária da estatal Eletrobrás, cuja privatização está em análise no Congresso.

*Estagiárias sob a supervisão de Odail Figueiredo