O globo, n. 31853, 22/10/2020. País, p. 6

 

Collor é alvo de operação da Polícia Federal em SP

22/10/2020

 

 

Ação em endereço do ex-presidente faz parte de investigação sobre esquema de propina no Ibama

 A Polícia Federal cumpriu ontem um mandado de busca e apreensão no endereço vinculado ao senador Fernando Collor (PROS), em São Paulo. As buscas fazem parte da Operação Quinto Ato, que investiga esquema que envolveu o pagamento de mensalidades para liberação de licenças ambientais no Ibama, no Paraná, entre 2014 e 2015. Cerca de 50 policiais participaram da operação.

Em rede social, o senador disse que “ficou surpreso com esse ato inusitado”. “Eles procuraram e não apreenderam nada, até porque não havia nada a ser apreendido. Vou tentar descobrir o motivo desse fato de ser uma vítima. Não tenho nada a temer. Minha consciência está tranquila. ”A operação de ontem foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao todo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados e também foi determinado o bloqueio dos valores financeiros. Além de São Paulo, também foram atendidos bônus nas cidades de Curitiba e Pontal do Paraná, no Paraná, e Gaspar, em Santa Catarina.

Em Gaspar, a Polícia Federal de Itajaí (SC) informou que prestou mandados de segurança em dois endereços da mesma pessoa, onde foram apreendidos documentos, um celular e um computador.

Os crimes teriam ocorrido entre 2014 e 2015, quando teriam sido pagas vantagens indevidas para a liberação de licença ambiental para instalação de um porto no Paraná.

A operação desta quarta é uma continuação da Operação Politeia, desencadeada em 2015, no âmbito da Lava Jato, quando foram apreendidos os carros de luxo do senador Collor. Na ocasião, outros parlamentares também foram alvo de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF e cumpridos pela PF.

O nome da operação de ontem, quinto ato, é uma referência a um rastreamento financeiro feito pela PF a partir da quinta parcela de um jato executivo adquirido pelo senador.