Título: TV leva Brasil aos vizinhos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/02/2005, País, p. A4

Presidente lança canal do governo para América Latina

Folhapress Agência Brasil Lula garantiu que a TV não terá apenas conteúdo oficial

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem do lançamento da TV Brasil e disse acreditar que ''nenhum instrumento é mais eficaz para a integração do que a comunicação''. O novo canal de TV, uma parceria entre a Radiobrás e as TVs Câmara, Senado e Justiça, vai transmitir conteúdo bilíngüe sobre o Brasil para países da América do Sul. O início das atividades está previsto para acontecer ainda este ano. Um projeto piloto foi feito durante o Fórum Social Mundial, no fim de janeiro.

Ao se dirigir à equipe da TV, Lula disse que ''humildade não faz mal a ninguém''. Em clima de despedida de seus colegas de Congresso - os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, João Paulo Cunha, deixam os cargos na próxima semana - Lula pediu que a TV faça um produto que não dê a idéia de que ''o Brasil quer impor sua cultura''.

- Não pode ser um daqueles canais de TV que existem, que todo mundo aqui tem, e ninguém assiste.

Lula reforçou que o canal não terá apenas conteúdo oficial.

- A única coisa que eu queria pedir aos companheiros e companheiras que vão cuidar da TV Brasil: humildade não faz mal a ninguém.

Lula pediu ''muito cuidado'' dos coordenadores do projeto para que ele seja recebido como um instrumento complementar na ''integração solidária'' que o Brasil deseja ter com os países vizinhos. O presidente ressaltou ainda que a TV ''não pode ser vista pelos países da América do Sul como uma intromissão de um país que quer ter hegemonia sobre vizinhos''.

João Paulo Cunha afirmou que o canal servirá para que ''se conheça o lado bom do Brasil''. Sarney agradeceu ao presidente pelo fato de o lançamento ter acontecido ainda em sua gestão no Senado. Lula, por sua vez, disse que o gesto foi uma homenagem a Sarney e João Paulo.