O globo, n. 31854, 23/10/2020. País, p. 5

 

Bolsonaro: ação na pandemia deve orientar voto

Victor Farias

23/10/2020

 

 

Pivô da politização do debate sobre vacina na briga com o governador de São Paulo, presidente diz que eleitores devem avaliar se concordam com medidas adotadas no combate ao coronavirus antes de escolher candidatos a prefeito

 O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que os eleitores deveriam avaliar as medidas tomadas pelos prefeitos durante a pandemia do coronavírus para decidir se apoiarão ou não um gestor candidato à reeleição.

O presidente se posicionou, desde o início da crise de saúde, contra ações adotadas por autoridades estaduais e municipais, como o fechamento do comércio, além de criticar o isolamento social, pregado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir o contágio.

—Você quer reeleger um cara ou não, veja o que ele fez durante a pandemia, o prefeito. Veja se você concorda com as medidas que ele tem tomado, obrigando a fechar tudo, falando grosso, prendendo mulher em praça pública, fechando praia. Então veja se o atual prefeito fez o que você achou que ele deveria fazer ou não, e você decide o seu voto - disse Bolsonaro a seus apoiadores, na porta do Palácio da Alvorada.

O presidente insistiu que as posições dos candidatos a prefeito sobre o assunto fossem explicitadas:

- Os candidatos agora têm que ser questionados sobre isso, porque esse vírus vai durar muito tempo. Então, o cara assume em janeiro, tem que saber agora qual é a posição dele. “Fica em casa, a economia a gente vê depois” “Olha o problema aí.

CONFUNDIU O FILHO

Bolsonaro também defendeu que seus partidários estejam atentos aos partidos e não votem em nomes de legendas que “pregam a destruição de casas, são a favor da ideologia de gênero” e apoiam o movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Ao pedir votos para duas candidatas a vereador em São Paulo - Sonaira Fernandes (republicanas) e Clau De Luca (PRTB) -, argumentando que é preciso formar uma base também nas cidades, o presidente confundiu o nome do filho que tenta mais um mandato na Câmara dos Vereadores do Rio:

—Tenho alguns candidatos a vereador no Brasil, tenho duas meninas em São Paulo: Clau De Luca e Sonaira, duas mulheres.

Eu conheço os dois, então estou falando aqui. No Rio de Janeiro, estou com meu filho, que é o Eduardo comentou.

Eduardo é deputado federal (PSL) por São Paulo e não participa do concurso em 2020. O filho que concorre é Carlos, eleito vereador no Rio pela primeira vez em 2000. Rogéria Bolsonaro, mãe de Carlos e ex-presidente esposa, também está na disputa no Rio.