Título: Irã adverte ''invasores''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/02/2005, Internacional, p. A7

O presidente iraniano, Mohammad Khatami, sob crescente pressão dos EUA para abandonar as ambições nucleares do país, advertiu ontem que todo invasor será recebido com o ''fogo do inferno'', num discurso a milhares de pessoas na comemoração do 26º aniversário da Revolução Islâmica no Irã.

- O povo iraniano não quer a guerra, a violência ou o conflito. Mas o mundo precisa estar ciente de que esta nação não tolerará qualquer invasão. Estamos unidos contra toda ameaça ou ataque - disse Khatami, enquanto a multidão gritava ''morte à América'', desafiando a tempestade de neve que cai sobre Teerã há vários dias.

As autoridades tinham pedido à população que participasse maciçamente das manifestações oficiais para mostrar a unidade da nação diante da pressão internacional.

Nas últimas semanas, os EUA endureceram sua postura em relação ao Irã, a quem acusam de tentar desenvolver secretamente armas atômicas, amparando-se no programa nuclear civil.

Na quarta-feira, a secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, ameaçou levar o ''caso'' iraniano ao Conselho das Nações Unidas.

- Essas ameaças são simplesmente parte da guerra psicológica e são conseqüência do fracasso alheio - declarou Khatami ontem diante da multidão reunida na praça Azadi, em Teerã. - Ninguém pode nos humilhar. Não dependemos de ninguém.

Em resposta às declarações de Rice na quarta-feira, o presidente advertiu aos europeus que o país pode voltar atrás em seus compromissos na questão nuclear, enquanto continuam as negociações entre a União Européia e Teerã.