O globo, n.31886, 24/11/2020. País, p. 4

 

Ciro diz que desentendimentos com Lula não foram superados

Sérgio Roxo 

24/11/2020

 

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou ontem que o encontro que teve com o ex-presidente Lula, em setembro, não serviu para superar desavenças, mas para que as conversas fossem retomadas.

—Nós conversamos depois de quase dois anos de desentendimentos profundos. Não superamos os desentendimentos, mas restauramos o diálogo. E leme convido upara conversar. E acho que política agente faz conversando, dialogando, mesmo que eu tenha entrado comas mesmas ideiase saído comas mesmas convicções. E ele, certamente, entrou com as mesmas convicções que saiu — afirmou Ciro, em entrevista à Rádio Jornal Pernambuco.

O pedetista ainda disse ainda que a conversa, revelada pelo GLOBO, tratou “as diferenças de forma franca, aberta, sincera, pensando na questão do Brasil”. O exministro atacou o PT e principalmente a gestão da expresidente Dilma Rousseff.

Para Ciro, Lula “impôs Dilma para continuar mandando” e assim acabou criando as condições para que Jair Bolsonaro fosse eleito em 2018.

— A Dilma, sem nenhuma experiência, se agarra na economia mais atrasada... E a corrupção generalizada, que infelizmente não dá para ser escondida... (o ex-ministro Antonio) Palocci era braço direito do Lula. Isso criou as condições no Brasil para o povo, por desespero, por raiva, por frustração, que eu compreendo com a minha alma, votar neste absurdo que está se revelando ser o Bolsonaro.

Indagado sobre a opinião do marqueteiro João Santana, dada em entrevista ao programa “Roda Viva ”, de que uma chapa com Ciro e Lula de vice seria imbatível, o pedetista descartou essa possibilidade:

— Isso não existe. O Lula é grande demais. O Lula deveria, se ele tivesse um pouco de grandeza, até em respeito asi próprio, guardar o lugar justo que ele tem na história. Um presidente que fez muita coisa pelo povo naquele momento, masque errou profundamente na política, aponto de ser ele a maior vítima.

Ciro lembrou a prisão de Lu lapara exemplificara consequência do erro político do ex-presidente:

—Não tenho nenhum pra zerem lembrar. O Lula foi baterna cadeia, com duas condenações, Já vem ma isseis processos. E precipitou o país coma Dilma. Eles abe. A Dilma nãoé um apessoa desonrada; éu ma pessoa séria. Não me meto nessa história d eque aD ilmaéu ma corrupta, masa Dilma desastrou o Brasil. Quando ela assumiu o desemprego era 4%, quando saiu estava em 14%.