O globo, n.31886, 24/11/2020. Sociedade, p. 17

 

Bolsonaro: estados devem explicar testes por vencer

24/11/2020

 

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem em uma rede social que o governo federal enviou “todo o material” para testes de Covid-19 a estados e municípios, que, segundo ele, devem dar explicações caso esses testes vençam antes de serem usados. Bolsonaro fez a afirmação ao ser questionado por uma seguidora sobre notícias de que testes armazena doses emus o estão próximos deperdera validade.

O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, 6,86 milhões de testes do tipo RTPCR armazenados em São Paulo podem perdera validade até janeiro de 2021. O estoque, diz ojornal, é mantido pelo Ministério da Saúde, não por estados e municípios.

“Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/município não utilizou deve apresentar seus motivos”, afirmou Bolsonaro ao responder ao questionamento da seguidora.

Em nota divulgada ontem, o Ministério da Saúde confirmou a existência de testes com data de validade próxima do vencimento, mas não informou a quantidade de kits e não confirmou o número divulgado na reportagem.

E informou ainda que os testes são distribuídos de acordo coma demandados estados e que a pasta aguarda estudos sobre aviabilidade de estender o prazo de validade.

ALERTAS AO GOVERNO

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) declarou que alertou o governo federal diversas vezes sobre a falta de materiais para processar as amostras do teste PCR, considerado o de maior precisão para o diagnóstico.

Na semana passada, O GLOBO revelou que, desde setembro, a quantidade de exames PCR realizados por mês na rede pública está em queda. Mantido o ritmo atual, a meta do Ministério da Saúde, de chegara 24,6 milhões de testes ainda em 2020, só seria atingida por volta de agosto de 2022.