Correio braziliense, n. 20993, 15/11/2020. Política, p. 8

 

Barroso incentiva comparecimento

Renato Souza 

15/11/2020

 

 

Em pronunciamento que foi ao ar em rede nacional de rádio e televisão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, ressaltou a importância da presença dos eleitores na votação de hoje, em todo o país. O magistrado destacou que foram tomadas todas as medidas sanitárias contra a pandemia do novo coronavírus para garantir a segurança dos eleitores.
De acordo com Barroso, ações foram definidas no sentido de minimizar os riscos de infecção. "A democracia brasileira precisa de você. Não falte a esse encontro com a história", conclamou o presidente da Corte eleitoral.

Ele lembrou que, no passado, antes da promulgação da Constituição de 1988, os brasileiros não votavam diretamente e não podiam exercer o direito de escolher seus representantes. "Era triste e feio o tempo em que não tínhamos esse direito. A sua cidade e o Brasil terão a cara de quem comparecer às urnas. Para exigir, é preciso participar. Seu voto tem poder. Faça a diferença", pregou.
O ministro destacou que 147 milhões de eleitores vão às urnas, com exceção dos votantes de Macapá, em razão do apagão que atinge o Amapá. Em Mato Grosso ocorre eleição suplementar destinada à escolha de um nome para ocupar uma vaga no Senado.