O globo, n.31888, 26/11/2020. País, p. 14

 

Em Goiânia, filho e vice tocam campanha de candidato na UTI em SP

Julia Lindner 

26/11/2020

 

 

“Maguito disparou, disparou, disparou”. Com o jingle da campanha de Maguito Vilela (MDB) ressoando por meio de um carro de som, o filho do candidato a prefeito de Goiânia, deputado Daniel Vilela (MDB), e um grupo de vereadores percorreram ontem bairros da periferia da cidade. O candidato ainda nem sabe que está no segundo turno e muito menos que tem liderança folgada nas pesquisas. Com Covid-19, Maguito está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi entubado novamente no dia do primeiro turno e passou por uma traqueostomia nesta semana.

Em agosto, Maguito perdeu duas irmãs vítimas da Covid. Por isso, os filhos chegaram a tentar convencê-lo a não disputar o pleito, mas ele insistiu. Daniel afirma que se divide entre ter notícias do pai e manter seu desejo de disputar o cargo.

—Estamos otimistas com a recuperação, acreditando muito, mas a gente sempre fica com a cabeça lá e outra aqui. Você está num evento aqui e está doido para pegar o telefone e ligar lá, saber se está tudo bem. Você já não dorme direito à noite, espera amanhecer para ligar de novo —relata o deputado.

A música de Maguito para o segundo turno é uma adaptação do jingle genérico “O homem disparou”, usada por diversos candidatos pelo país apenas com a mudança do nome e número de cada um para a votação. Segundo pesquisa Ibope divulgada anteontem, Maguito tem 54% das intenções de voto contra 31% de Vanderlan Cardoso (PSD).

CONTINUIDADE

O emedebista é apresentado por sua campanha como o candidato da continuidade. Do carro de som, o locutor citou diversas vezes o atual prefeito, Iris Rezende, seu correligionário. “Quem vota no Iris, vota no Maguito, porque Maguito é a continuidade. Quem sempre cuidou do (setor) Vale dos Sonhos sempre foi Iris. E você conhece Maguito, ele sempre esteve ao lado do Iris Rezende.”

Sob chuva durante uma parte do percurso, o filho Daniel cumprimentou moradores na carreata. O grupo reuniu cerca de 20 veículos. Compromissos como esse têm sido mantidos diariamente, mesmo sem a presença do candidato. O vice, Rogério Cruz, se reveza com Daniel na agenda. Enquanto na TV a campanha usa imagens de Maguito antes da internação.

Para conselheiro tutelar Valdivino Silveira, de 39 anos, que participou do ato, o estado de saúde do candidato não compromete a campanha.

—Ele é um projeto e nós estamos tocando em frente o projeto dele, mesmo (com ele) estando internado.

Nas ruas do setor Vale dos Sonhos, moradores defendem Maguito. Muitos admitem que a simpatia ocorre em função do apoio do atual prefeito. A moradora Aldira Avelina acha que as palavras de Maguito “parecem sinceras” e diz torcer por sua recuperação. Mas cobra que o próximo prefeito invista mais em saúde.

Em outro evento pela manhã, no comitê de campanha, ao receber o apoio do partido Democracia Cristã (DC), Daniel Vilela pediu para manterem o engajamento e agradeceu pelas manifestações de desejo de melhora. O deputado pediu orações para que o pai possa “estar saudável” para assumir a prefeitura. Maguito está internado desde o final de outubro. A família chegou a informar o resultado do primeiro turno a ele. O ex-governador abriu os olhos ao receber a notícia, mas não sabem se ele realmente ouviu.

—Ele ainda está sem as informações mais consistentes sobre a política e a gente também não está preocupado com isso, ele tem que se recuperar. Até porque ele é muito experiente, não é alguém que vai virar prefeito pela primeira vez —disse Daniel Vilela.