O globo, n.31888, 26/11/2020. Mundo, p. 37

 

Países da Europa e das Américas planejam calendário de vacinação

26/11/2020

 

 

Os anúncios sobre a eficácia de vacinas contra a Covid-19 em fase adiantada de teste despertam esperanças em países da Europa e das Américas, que já começaram a programar o calendário de vacinação. Em Bruxelas, a União Europeia anunciou ontem um contrato com o laboratório Moderna para assegurar 160 milhões de doses, elevando o total que estará disponível no bloco de 446 milhões de habitantes para 2 bilhões.

Países como França e Espanha anunciaram cronogramas de vacinação. Nos Estados Unidos, autoridades planejam distribuir 6,4 milhões de doses em uma fase inicial para profissionais de saúde, assim que os reguladores liberarem a vacina para uso de emergência. México e Argentina também apresentaram cronogramas preliminares.

Na terça, o presidente francês, Emmanuel Macron, se mostrou otimista sobre a possibilidade de iniciara vacinação antes do fim do ano.

— Muito provavelmente, e dependendo da autorização das autoridades sanitárias, começaremos a vacinação das populações mais vulneráveis, ou seja, dos idosos, já no final de dezembro, início de janeiro —disse Macron.

O governo da Espanha, um dos país esmais castigados pela pandemia —1,6 milhão decas ose 43 mil mortes—anunciou que poderá começara vacinação em janeiro eque funcionários de residências para idosos terão prioridade, assim como os trabalhadores de saúde. Segundo o primeiro-ministro Pedro Sánchez, o plano é imunizar boa parte da população no primeiro semestre de 2021.

NATAL COM 10 ADULTOS

Ontem, a Agência Europeia de Medicamentos disse estar “muito esperançosa” de poder dar um aval científico positivo às vacinas que buscam aprovação regulatória antes do Natal. Comisso, a vacinação poderia começara ser administrada até o fi naldo ano.

Também na terça, o governo mexicano anunciou que poderá receberem dezembro as primeiras doses da vacina da Pfiz e reda BioNTech, se ela for aprovada no prazo previsto.

—Se a autoridade reguladora considerar que a aprova, como espera mosque seja aprova danos EUA ena Europa, o México iniciará seu processo em dezembro —disse o chanceler Marcelo Ebrard.

O país de129 milhões de habitantes tem um plano preliminar pelo qual prevê aplicar gratuitamente 10 milhões de doses mensais. Os primeiros a recebê-la serão os profissionais de saúde e pessoas vulneráveis.

A  Argentina, por sua vez, planeja iniciara vacinação contra a Covid-19 ainda em janeiro, a depender também da aprovação da vacina O país tem uma taxa de mortalidade que está entre as mais altas do mundo, com mais de 37 mil mortes e quase 1,4 milhão de infectados em uma população de 44 milhões de habitantes.

Boa parte dos países europeus adotou novas medidas de restrição depois que os casos e mortes voltaram a aumentar, em setembro. Ontem, a Alemanhadecidiu estendera chamada“quarentena parcial" imposta no início deste mês até 20 de dezembro.

—O crescimento exponencial dos números da infecção foi rompido, acurva acentuada tornou-se um acurva achatada—dissea chanceler Angel aM erkel,dep ois deu ma reuniãocom os líderes dos 16 estados do país. — Mas os números de infecção continuam em um nível alto. A situação não nos permite suspender as medidas tomadas em novembro.

As restrições serão amenizadas durante o Natal e o Ano Novo, mas é provável que elas continuem em vigor até janeiro,

acrescentou Merkel. Pelas medidas acordadas, os encontros privados serão limitados a cinco pessoas a partir de 1º de dezembro. Encontros de até 10 pessoas, sem contar as crianças, serão permitidos no Natal, de modo que famílias e amigos possam festejar juntas.