O globo, n.31890, 28/11/2020. País, p. 9

 

Boulos é diagnosticado com Covid-19 e fica fora da reta final da campanha

Sérgio Roxo 

28/11/2020

 

 

O candidato do PSOL à capital paulista, Guilherme Boulos, anunciou ontem à tarde que testou positivo para Covid-19. Por causa do diagnóstico, o debate da TV Globo, que aconteceria na noite anterior, foi cancelado. As regras previamente acordadas com as campanhas diziam que não haveria debate se houvesse a ausência de um dos participantes por motivos de saúde.

Boulos decidiu fazer o teste porque a deputada federal Samia Bomfim (PSOLSP) revelou nesta segunda-feira que estava com a doença. O parlamentar participou de evento com o candidato no último dia 20. Quando o teste de Samia deu positivo, Boulos anunciou que se retiraria da campanha de rua até receber o resultado do exame. Durante a semana, porém, o candidato saiu de casa para pelo menos quatro eventos fechados. Ainda na noite de segunda-feira, deu entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura. O candidato seguiu os protocolos de segurança da emissora durante sua presença nos estúdios. Na noite de terça-feira, ele participou de encontro fechado com servidores públicos em um hotel do centro de São Paulo, acompanhando o distanciamento social, informou a campanha. O próximo dia, e lese conheceu um grupo comum de mulheres em um salão da Zona Leste - as fotos mostravam os convidados sentados em cadeiras distantes uns dos outros. Na quinta-feira, Boulos participou de um ato com pequenos empresários em um espaço ao ar livre na região central. Em todos esses eventos, Boulos usava uma máscara protetora.

Não terça-feira, o candidato do PSOL havia anunciado que, por precaução em virtude do diagnóstico de Samia, suspenderia as atividades de rua e manteria apenas reuniões fechadas. Ainda de acordo com Boulos, seu consultório não encontrou horários disponíveis nos laboratórios para fazer o exame e o teste só pôde ser feito na quinta-feira. Boulos e seu adversário Bruno Covas (PSDB) fariam ontem à noite o último debate do segundo turno da eleição. Pelas regras acertadas com os candidatos, a TV Globo decidiu cancelar o debate. Comunicado divulgado pela campanha diz que Boulos não apresenta sintomas e fará isolamento. Afirma ainda que no encontro com Samia "foram cumpridas todas as medidas sanitárias recomendadas, como o uso de máscaras e álcool em gel". Segundo conselho do candidato, ele não votará amanhã. - Saiu agora no meio do fim o resultado do meu exame Covid. Infelizmente, o teste deu positivo. Não estou com sintomas, estou bem de saúde, mas, a partir de agora, vou cumprir a quarentena pelo tempo necessário - disse Boulos em vídeo publicado em suas redes sociais.

SOLIDARIEDADE

A campanha informou que os assessores também farão exames após o diagnóstico do candidato. "Toda a equipe que trabalha na campanha e que mantém contato próximo com o candidato será testada a partir de agora", afirma a nota.

No Twitter, Covas solidarizou-se com Boulos. "Acabamos de receber a notícia de que Guilherme Boulos deu positivo para Covid-19. Pelo que nos disseram, ele não apresenta sintomas. Desejamos uma rápida recuperação ao candidato", escreveu o candidato. Além do cancelamento do debate e da impossibilidade de votação no domingo, a doença também impedirá que Boulos participe das atividades de hoje, último dia de campanha. Existem carruagens planejadas para todas as regiões da cidade, o que acontecerá mesmo sem a presença do candidato. A deputada da chapa, Luiza Erundina, vai participar.

Para compensar a falta de corpo a corpo, Boulos deve tentar mobilizar eleitores por meio das redes sociais. Ontem ele fez um show no início da noite e hoje, ao longo do dia, deve realizar outros. Boulos convocou seus apoiadores a saírem às ruas para conquistar eleitores em seu lugar.

A doença frustrou as expectativas da liderança da campanha, que esperava aproveitar a audiência da TV Globo para crescer na intenção de voto e reverter o favoritismo do eleitor por Bruno Covas, captado nas últimas pesquisas de intenção de voto.