Título: Mais 4 bilhões de barris no pré-sal
Autor: Totinick, Ludmilla
Fonte: Jornal do Brasil, 11/09/2008, Economia, p. A22

Sozinho, bloco de Iara, na Bacia de Santos, tem um terço de todas as reservas brasileiras.

A Petrobras divulgou ontem a descoberta de petróleo dentro da área batizada de Iara, no bloco BM-S-11 da camada pré-sal da Bacia de Santos. A estimativa de produção de 3 a 4 bilhões de barris de óleo equivalente ¿ soma de petróleo leve e gás natural equivalem a um terço das reservas totais de petróleo do país, em 12,2 bilhões de barris. A área é vizinha ao megacampo de Tupi. O indício de óleo em Iara foi descoberto no dia 7 de agosto e só agora o tamanho da descoberta foi divulgado.

As reservas de Iara e Tupi, que fica ao lado, podem chegar a 12 bilhões de boe (barris de óleo equivalente). Isso significa que os dois poços elevariam em 85% as reservas totais da Petrobras, que, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), somam 13,9 bilhões de barris.

A Petrobras é a operadora do bloco, com 65% de participação, em parceria com o BG Group (25%) e Galp Energia (10%). Segundo a estatal, a área fica a 230 quilômetros da costa e o óleo foi encontrado a 6.080 metros de profundidade.

O óleo encontrado na região é leve, de boa qualidade, com densidade em torno de 30º API (American Petroleum Institute). Quanto mais alto o grau, mais aproveitável é o óleo ¿ a escala API vai até 50º.

O bloco é composto por duas áreas exploratórias. A maior delas foi informalmente chamada de Tupi, cuja descoberta havia sido anunciada em julho de 2006, mas a estimativa de reservas entre 5 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) e 8 bilhões de boe só foi confirmada no fim de 2007.

De acordo com Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, a notícia apenas confirma o que já era esperado, de que haveria muito petróleo na camada pré-sal.

¿ Os bancos estimam que é muito caro retirar o petróleo dessa região, mas essa informação ainda não foi passada pela Petrobras, porque a estatal não revela quanto isso vai custar ¿ comenta Pires. ¿ Será coincidência divulgar isso justamente no dia em que a Bolívia informou que vai reduzir em 10% o fornecimento de gás para o Brasil?

A camada pré-sal se estende por cerca de 800 quilômetros, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado está a profundidades superiores a 5.000 metros, abaixo de uma extensa camada de sal, que segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

Entre os maiores do mundo

Estimativas apontam que a camada pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe em reservas, o que colocaria o Brasil entre os 10 maiores produtores do mundo. Atualmente, as reservas do país não passam dos 14 bilhões de boe.

Em nota a Petrobras disse que o consórcio dará continuidade às atividades exploratórias e investimentos nesta área através de um Plano de Avaliação de Descoberta a ser encaminhado à ANP, conforme previsto no contrato de concessão, a fim de melhor caracterizar a jazida.

Além de Tupi e Iara, a Petrobras explora mais cinco blocos no pré-sal da Bacia de Santos, que somados, segundo especialistas, poderiam atingir uma reserva de dezenas de bilhões de barris de petróleo.