O Estado de São Paulo, n.46328, 20/08/2020. Política, p.A14

 

Skaf afirma que não vai prolongar mandato na Fiesp

Pedro Venceslau

Paula Reverbel

20/08/2020

 

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf (MDB), disse, em reuniões realizadas na semana passada com sindicatos patronais filiados à entidade, que não concorrerá a um novo mandato. Skaf está no comando da Fiesp desde 2004 e se reelegeu pela última vez em 2017, tendo começado o seu último mandato em 2018. Ele deixa o cargo em dezembro de 2021.

Pelo estatuto da federação, ele não poderia concorrer à reeleição, mas aliados do dirigente chegaram a pedir que ele alterasse as regras para poder disputar novamente. O emedebista já teria até escolhido um nome para lhe suceder. Em ao menos outras duas oportunidades a Fiesp havia alterado o estatuto para permitir sua reeleição.

Skaf pretende disputar o governo de São Paulo em 2022 com o apoio do Planalto. O emedebista é hoje um dos principais aliados de Jair Bolsonaro no Estado, já se declarou contra o governador João Dori a (PSDB) e costuma fazer a ponte entre o presidente e o empresariado paulista. Sua atuação política, porém, desagrada a setores da entidade industrial.

Eleições. Skaf foi candidato ao governo nas últimas três eleições. Em 2010, pelo PSB, ficou em quarto lugar. No ano seguinte, foi para o MDB, partido que o lançou ao governo em 2014, quando ficou em segundo. Em 2018, foi o terceiro colocado.

A expectativa no entorno de Skaf é de que ele se mude para a sigla que Bolsonaro pretende criar, o Aliança pelo Brasil, ou outra legenda para onde o mandatário migrar até as eleições presidenciais de 2022.