O Estado de São Paulo, n.46329, 21/08/2020. Internacional, p.A11

 

Biden ataca ação de Trump contra covid ao aceitar indicação

Beatriz Bulla

21/08/2020

 

 

Candidato democrata diz que presidente falhou em proteger a América e promete ser um líder que vai curar e unir o país

Joe Biden tornou-se ontem oficialmente o candidato democrata à Casa Branca. Na última noite da convenção do partido, Biden afirmou que será um "aliado da luz, não da escuridão" e atacou a condução do país durante a pandemia. "Decência, ciência, democracia estão nas cédulas", afirmou Biden, prometendo ser um presidente que vai "curar" e "unir". "O presidente falhou em proteger a América e isso é imperdoável", disse.

"Quatro crises, todas ao mesmo tempo", disse, ao citar recessão pandemia, protestos raciais e mudanças climáticas. "Essa é uma eleição que vai determinar como os EUA serão em muitos anos", disse Biden. "Apenas julguem esse presidente com base em fatos", completou.

"Embora eu seja um candidato democrata, serei um presidente americano", disse Biden. Desde o início das prévias do partido, ele se apresenta como o nome capaz de criar uma coalizão de forças ampla o bastante para vencer Donald Trump. As crises econômica e sanitária aumentaram o grau de insatisfação com o governo Trump e fizeram o democrata ser confirmado com ares de favorito para ganhar a eleição.

"Eu vou trabalhar duro para aqueles que não me apoiaram esse é o trabalho de um presidente, o de representar todos nós. Esse não é um momento partidário, deve ser um momento americano", disse Biden.

Citando número de vidas e empregos perdidos, Biden afirmou que a situação não precisaria ser tão ruim. "Não está tão ruim no Canadá, no Japão, na maior parte do mundo", disse Biden, que prometeu uma ordem nacional para que todos usem uma máscara.

Sua história de trabalho na vida pública, perdas pessoais e resiliência são apresentadas como fatores que o fazem capaz de "curar uma nação". Se eleito, Biden será o presidente mais velho a tomar posse nos EUA, aos 78 anos (que serão completados em novembro). Ele está na vida política há 47 anos e chegou a ensaiar candidaturas à Casa Branca outras duas vezes. Em 1973, foi eleito pelo Senado por Delaware, Estado onde vive desde a infância, e foi reeleito seis vezes. Nasceu em Scranton, uma região da Pensilvânia identificada pela classe branca operária.

Aos 30 anos, Biden perdeu a mulher e a filha caçula em um acidente de carro. Os outros dois filhos, Beau e Hunter, de 3 e 2 anos, sobreviveram. Casou-se com Jill Tracy, hoje conhecida como Jill Biden, com quem teve outra filha, Ashley.

Em 2015, a família chorou a morte de Beau, vítima de um câncer. "Deve ser Beau quem está concorrendo", disse Biden em entrevista neste ano, ao lembrar dos apelos do filho, quando doente, para que o pai não desistisse da vida pública. Era Beau quem costumava apresentar o pai em eventos políticos. Neste ano, foram Ashley e Hunter que falaram sobre o pai. "Se você der o seu número de telefone a ele, ele te ligará. Como sabemos? É assim a nossa vida inteira", disseram os filhos, pouco depois de as quatro netas de Biden contarem que o avô telefona para elas todos os dias.

As perdas o aproximam da dor de americanos que vivem o luto. O país contabiliza mais de 170 mil mortos pela covid-19, o número mais alto no mundo.

A noite foi dedicada à vida de Biden, com vídeos e depoimentos antigos, além do depoimento de Brayden Harrington, um jovem com gagueira, que o democrata conheceu durante a campanha. Biden era também gago durante a infância.

Biden age de improviso. Seu jeito o leva a gafes, mas acabou sendo um ativo como vice-presidente do governo de Barack Obama. Na época, ele ficou conhecido por dizer o que pensava, mesmo quando discordava de Obama. Como vice-presidente, Biden ganhou poder pela ampla experiência em política externa.

Ele impulsionou sua nomeação, em 2020, ao ser consagrado como o preferido do eleitorado negro e ganhar apoio do establishment partidário. Hoje, como um político da geração mais velha do partido e de centro, Biden enfrenta a resistência da ala progressista e da juventude democrata, que cobram mais diversidade. A resposta foi a promessa de ter uma mulher na vice-presidência.

Perfil

"Quatro dias depois do funeral de Beau, vi Joe fazer a barba e vestir o terno. Eu o vi respirar, colocar os ombros para trás e sair para um mundo sem nosso filho. Ele voltou ao trabalho. É assim que ele é. Às vezes, não sei como ele fez isso. Como colocou um pé em frente ao outro e continuou andando. Mas sempre entendi por que ele fez isso. Ele fez isso por vocês"

Jill Biden

MULHER DE JOE BIDEN