Correio braziliense, n. 21000, 22/11/2020. Brasil, p. 7

 

Conta de luz zerada no Amapá

Ingrid Soares 

22/11/2020

 

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que assinará uma medida provisória isentando consumidores do Amapá do pagamento da conta de luz por 30 retroativos. O montante será pago pela União. A declaração foi feita ontem em Macapá, ao lado do Presidente do Senado, Davi (DEM-AP) e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Bolsonaro falou sobre as medidas iniciais que foram tomadas desde 3 de novembro, quando o estado foi assolado por um apagão total, e destacou que as ações ajudarão a acelerar o restabelecimento de energia, ainda que não seja atribuição federal. Ele acrescentou que, “nos próximos ”, o sistema elétrico do estado estará operando com capacidade máxima.

“Isso que demoraria por volta de 90 para ser estabelecido, mesmo não sendo atribuição do governo federal, nós mergulhamos, em especial, pelo pedido de e, hoje, podemos dizer que estamos nos aproximando dos 100%. Acredito que nos próximos , ao apertamos o start de novos geradores de pequeno potencial, mas que, no somatório, brevemente atingiremos, então, a plena eficiência”.

O presidente também falou sobre o sofrimento da população local que está há quase três semanas sem eletricidade, disse que assinará a MP como ação compensatória ao estado e emendou que o governo está pronto para atender ao Amapá.

“Também por decisão, no primeiro momento do presidente do Congresso Nacional, procuramos o ministro da Economia, Paulo Guedes. Já ouvimos todos os órgãos interessados ou responsáveis. Estamos na iminência de assinar uma MP para dar uma medida compensatória a todos que foram prejudicados com essa falta de energia. Em grande parte, devemos a você () essa iniciativa, além de outras que, se, porventura, se fizerem necessárias, nós estamos prontos para atender ao estado do Amapá”, declarou.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, detalhou as medidas do governo. “A primeira isenta consumidores do Amapá por 30 anteriores à edição da MP. Outras medidas foram tomadas ao longo do tempo. O Ministério do Desenvolvimento Regional disponibilizou mais de R$ 21 milhões para atender os mais carentes do estado na primeira semana.”

Segundo o ministro, nos próximos 15 , um novo plano será apresentado para impedir que novas crises energéticas ocorram. “Nós podemos garantir que a segurança energética vai permanecer neste estado daqui para frente.”

Albuquerque completou que o presidente da Petrobrás doou R$ 500 mil em cestas básicas para as famílias carentes. Por fim, agradeceu o gesto do presidente e disse que, sem o apoio do governo federal, o estado ficaria “no mínimo 60 sem energia”. Bolsonaro por sua vez,  já era cobrado a comparecer ao local e prestar algum tipo de auxílio.

Mais cedo, o presidente visitou duas subestações de energia, a convite do Presidente do Senado. No aeroporto de Macapá, sem máscara, o chefe do Executivo cumprimentou apoiadores em meio à aglomeração. A imagem foi postada nas redes sociais.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Problema recorrente 

Bruna Pauxis 

Jailson R. Sena 

Natália Bosco 

22/11/2020

 

 

A situação do Amapá, sem luz há três semanas, faz lembrar o longo históricos de apagões no Brasil. Além do Amapá, só este ano a cidade de Salvador (BA) e parte do estado de Santa Catarina (SC) ficaram sem energia elétrica.

Na última terça-feira, ao menos 20 bairros da capital da Bahia ficaram sem luz durante a madrugada até o início da tarde. Houve relatos de apagões em outras cidades do estado, como Lauro de Freitas, na região metropolitana, e Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá.

De acordo com a Companhia de Energia Elétrica do Estado da Bahia (Coelba), a queda de energia foi consequência do desligamento de uma subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que interrompeu o fornecimento para a Coelba a 0h34. A Coelba disse, porém, que iniciou a normalização de 50% dos clientes dois minutos após o ocorrido. A Chesf, informou que está avaliando o caso e só depois deve se pronunciar.

No primeiro semestre, um problema na rede de distribuição que abastece as regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) deixou mais de 50 mil unidades sem energia.

"No caso específico de Santa Catarina, múltiplas ocorrências na rede de distribuição foram causadas por um evento meteorológico extremo, conhecido como "ciclone bomba", que atingiu o sul do país. Sobre a ocorrência em Salvador, as apurações sobre as causas do desligamento estão em andamento", informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O ONS esclareceu que as empresas que descumprem normas podem sofrer punições, que vão desde advertência e multas até a cassação da concessão. A fiscalização das empresas, no entanto, é competência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O ONS é responsável pela coordenação e controle de operação da geração e da transmissão de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). "A manutenção dos ativos é de responsabilidade do agente proprietário", declarou o ONS.

*Estagiários sob a supervisão de Odail Figueiredo

50 mil

Número de unidades consumidoras que ficaram sem energia em Santa Catarina, durante apagão, no primeiro semestre