O Estado de São Paulo, n.46330, 22/08/2020. Metrópole, p.A24

 

OMS espera que a pandemia dure menos de dois anos

22/09/2020

 

 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta sexta-feira que espera que a epidemia mundial de covid-19 dure menos de 2 anos, tempo que levou para a pandemia de 1918 de gripe espanhola – a maior do século 20 – terminar.

Adhanom comparou as principais diferenças entre os dois momentos e apontou que, embora o vírus se espalhe rápido porque o mundo está mais conectado, a ciência avançou. "Nós temos a desvantagem da globalização, da proximidade, de estarmos mais conectados, mas a vantagem de melhor tecnologia", disse durante coletiva de imprensa.

Ele declarou que a chave para a epidemia atual ter menor duração é unidade nacional nos países e cooperação global, com uso das ferramentas disponíveis – como distanciamento físico e rastreamento de contatos. O diretor também apontou que uma vacina contra o novo coronavírus é essencial para o fim da pandemia, mas que somente o uso do imunizante não é suficiente para isso e não ainda existem garantias de que uma imunização efetiva e segura existirá.

O líder da entidade alertou que o progresso que países têm feito no combate à covid-19 não significa uma vitória definitiva. Segundo a entidade, a maioria das pessoas permanece vulnerável à doença e os países que já suprimiram a transmissão comunitária devem estabelecer sistemas de rastreamento de contatos e identificação de surtos.