Título: Palestinos adiam encontro com facções
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/02/2005, Internacional, p. A8

A Autoridade Nacional Palestina (ANP) decidiu adiar o encontro previsto para o próximo dia 5, no Cairo, com as facções e grupos armados palestinos, do qual se esperava um anúncio de cessar-fogo.

O assessor de segurança da ANP, Jibril Rajub, disse a um canal de televisão árabe que a reunião, que ia ser realizada no Cairo, sob o patrocínio do presidente egípcio, Hosni Mubarak, foi adiada.

Rajub alegou que o adiamento foi decidido por causa de ''questões internas'', mas outras fontes palestinas não escondem que a decisão está relacionada com o atentado suicida de sexta-feira passada em Tel Aviv, em que quatro israelenses morreram e dezenas ficaram feridos.

Porta-vozes dos grupos extremistas Jihad Islâmica e Hamas, assim como fontes das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, ligadas ao Fatah, confirmaram que a reunião foi adiada, e não informaram sobre uma nova data.

O presidente palestino Mahmoud Abbas planejava viajar até a capital egípcia depois de participar da Conferência de Londres, amanhã, um fórum destinado a discutir projetos de assistência para o governo e o povo palestino.

Trinta delegações nacionais e não-governamentais vão participar da reunião, que pretende também ajudar no fortalecimento das instituições da ANP.

No encontro, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, vai expor um plano de reforma com base em três pilares: instituições democráticas de governo, aparelho de segurança efetivo e programa de desenvolvimento.

O fórum também vai analisar a possibilidade de convocação de uma cúpula de doadores, que respalde a ANP na construção do aparato de infra-estrutura próprio de um Estado, tendo em vista a retirada prevista de Israel da Faixa de Gaza e de parte da Cisjordânia.

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, manifestou apoio ao fórum, mas não enviará nenhuma delegação a Londres.