Correio braziliense, n. 21003, 25/11/2020. Política, p. 3

 

Ação contra Lira é mantida

Renato Souza 

25/11/2020

 

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou embargos de declaração apresentados pela defesa do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão, e, por maioria, decidiu pela continuidade da ação penal contra o parlamentar. No processo, Lira é acusado de receber R$ 106 mil em propina de Francisco Colombo, presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O julgamento, porém, foi paralisado porque o ministro Dias Toffoli pediu vista (mais tempo para analisar o caso).

Lira é aliado do presidente Jair Bolsonaro e recebe o apoio dele para ocupar a Presidência da Câmara, na eleição que vai ocorrer no ano que vem.

Foi a primeira vez que Toffoli participou do julgamento, pois, ao ocupar a presidência do Supremo, ele se afastou da Primeira Turma. Na sessão, os ministros Marco Aurélio Mello, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram para manter o processo, formando maioria.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, em 2018, e aceita pela Justiça, o pagamento ilegal recebido por Lira tinha como objetivo manter Colombo no cargo. Segundo o MP, o valor foi repassado a um assessor do deputado, Jaymerson José Gomes de Amorim, flagrado com o montante no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele estava com passagens de um voo que partiria para Brasília, e os bilhetes tinham sido pagos pelo parlamentar. A Polícia Federal apreendeu as notas nas roupas dele, como bolsos do paletó e meias.

Atuação
A peça de acusação é assinada pela procuradora Lindora Araújo. "A denúncia descreveu suficientemente a atuação do denunciado nos crimes cometidos, evidenciando os frequentes contatos de Arthur César Pereira de Lira com o doleiro Alberto Yousseff — figura conhecida e muito atuante junto às diversas organizações criminosas que são investigadas no âmbito da 'Operação Lava Jato' — e que teria indicado Francisco Colombo para a presidência da CBTU", escreveu.

Os advogados de Lira alegam que não existem mensagens trocadas entre o deputado, o assessor dele e Francisco Colombo nas datas citadas no inquérito, e que o parlamentar não participou do episódio. Com base nisso, pediram que o caso fosse encerrado.

Além desse caso, Lira é réu em outro processo que tramita no Supremo, conhecido como "quadrilhão do PP". Ele é acusado de integrar um esquema criminoso que consistia na arrecadação de propina de valores desviados da Petrobras, da Caixa Econômica Federal e do então Ministério das Cidades. O Ministério Público afirma que o esquema foi criado em 2002, após a eleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Demora de um ano 

25/11/2020

 

 

Em outubro de 2019, a Primeira Turma do STF decidiu aceitar a denúncia contra Arthur Lira e abrir uma ação penal para aprofundar as investigações. Só agora, mais de um ano depois, o recurso da defesa do parlamentar contra aquela decisão começou a ser analisado pelos ministros. A turma é formada por cinco ministros. Na sessão de ontem, o relator do inquérito, Marco Aurélio Mello, votou para negar o recurso de Lira, confirmando o entendimento do colegiado que decidiu, ano passado, receber a denúncia contra o parlamentar e abrir uma ação penal para aprofundar a investigação do caso. Os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF, acompanharam o entendimento do colega.