Correio braziliense, n. 21004, 26/11/2020. Política, p. 5

 

Fórum sobre inovações no ensino

26/11/2020

 

 

Para o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, a pandemia agravou os males que se acumulam na educação. "O que está caracterizado é que não temos plataforma para alcançar todos os estudantes, principalmente os mais pobres", observou, em entrevista ao CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília. Ele lamentou a situação desoladora do ensino. "Os nossos melhores alunos não conseguem superar os piores alunos do Vietnã e essa situação é vexatória em nível internacional", define.

Para o ministro do TCU, parte da solução é identificar e disseminar as boas práticas existentes nas escolas pelo país. "O Brasil tem nichos de boa educação. O que acontece é que não existe trabalho cooperativo e de troca de boas práticas pelo país", explica. A fim de debater o problema da educação, Augusto Nardes coordena o 4° Fórum Nacional de Controle, com o Inovação em prol da educação. Com a abertura do presidente Jair Bolsonaro e a participação de ministros e de especialistas em educação, o fórum terá sete painéis. O evento será on-line e aberto, de 3 a 4 de dezembro. Ao longo dos dois dias, serão apresentados sete painéis com o tema. Para se cadastrar, basta ir ao site do TCU e visitar a página do 4° Fórum Nacional de Controle. O evento também será disponibilizado pelo canal do TCU no YouTube.

Além dos problemas específicos da área, Augusto Nardes acredita que a educação precisa de um trabalho sólido de governança. Para o ministro do TCU, a "desgovernança" no país se deve à cultura de improvisação do brasileiro.