Correio braziliense, n. 21008, 30/11/2020. Política, p. 5

 

Eleito, Manguito enfrente drama

Maíra Nunes 

30/11/2020

 

 

Goiânia vive o cenário mais atípico das eleições municipais de 2020. É o exemplo mais contundente da complexidade do momento que enfrenta o Brasil, imerso na pandemia de covid-19 — que já levou 172.833 vidas. Intubado devido ao novo coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Maguito Vilela (MDB) foi eleito o novo prefeito da capital goiana, ontem, mesmo com um quadro de saúde extremamente delicado. Com 52,60% dos votos (totalizando 277.497), o emedebista venceu Vanderlan Cardoso (PSD), que somou 47,40% (250.036 votos).

Internado desde 22 de outubro devido a complicações pulmonares causadas pela covid-19 (veja o quadro), Maguito nem sequer soube que era favorito à prefeitura da capital goiana. O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia voltou a ser intubado, às pressas, na tarde de 15 de novembro, poucas horas antes do fechamento das urnas do primeiro turno. Na ocasião, ele obteve 36,02% dos votos válidos em Goiânia, enquanto Vanderlan Cardoso alcançou 24,67%.

O estado de saúde de Maguito, 71 anos, é estável, mas ele segue internado com suporte da ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal, na sigla em inglês) — um aparelho que funciona como coração e pulmão artificiais. Maguito também tem sido submetido a sessões de hemodiálise. Diante da ausência do candidato na campanha eleitoral, ele foi representado no segundo turno pelo vice, Rogério Cruz (Republicanos); pela mulher, Flávia Teles; e pelo filho, Daniel Vilela, que é presidente do MDB em Goiás.

Quem assumiu o discurso da vitória foi o vice-prefeito eleito. "Nós trabalharemos por todo cidadão goianiense, levando qualidade de vida", afirmou Rogério Cruz. O político ressaltou que Maguito buscará diálogo com o governador Ronaldo Caiado, que manifestou apoio a Vanderlan Cardoso durante a campanha. "Vamos tratar dos assuntos da nossa cidade, para fazermos trabalhos em conjunto", acrescentou.

Rogério Cruz é vereador de Goiânia, segundo vice-presidente da Câmara Municipal da capital de Goiás e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Casa. Formado em gestão pública, acumula, no currículo, as funções de administrador e radialista. Na trajetória profissional, dirigiu rádios e foi diretor-executivo do Grupo Record, com trabalhos em vários estados brasileiros e no exterior.

Altos e baixos

Desde que foi diagnosticado com covid-19 em 20 de outubro, Maguito Vilela vem apresentando altos e baixos no quadro clínico. Dois dias depois de testar positivo para o coronavírus, o político deu entrada no Hospital Órion, em Goiânia. Em 27 de outubro, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por decisão da família e internado na UTI com 75% dos pulmões comprometidos. Três dias depois, precisou ser intubado, com insuficiência respiratória. Após responder bem ao tratamento, chegou a ser extubado, em 8 de novembro, e teve que passar por nova intubação, uma semana depois.

Antes de sofrer na pele o lado mais cruel da doença, Maguito perdeu duas irmãs nas mesmas circunstâncias, em intervalo de nove dias, em Jataí (GO). Em 19 de agosto, Nelma Vilela Veloso, 76, perdeu a batalha para a doença. Ela tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravam o quadro. Segundo Maguito, a contaminação pode ter ocorrido por meio de uma cuidadora da irmã, que também faleceu por causa da doença. Em 28 de agosto, Nelita Vilela, 82, morreu devido às complicações do coronavírus. Ela não tinha doença pré-existente, apesar de fazer parte do grupo de risco, por causa da idade. As duas não moravam na mesma casa, mas mantinham contato. Goiás soma 278.940 casos da covid-19 e 6.349 mortes.

39 dias no hospital
20 de outubro – Maguito Vilela é diagnosticado com covid-19.
22 de outubro – Internado no Hospital Órion, em Goiânia.
27 de outubro – Transferido para a UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar uma inflamação nos pulmões.
30 de outubro – Intubado, com quadro de insuficiência respiratória.
8 de novembro – Extubado.
15 de novembro – Intubado novamente.
17 de novembro – Inicia tratamento com diálise. É ligado a um aparelho de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), espécie de pulmão artificial.
24 de novembro – Submetido a traqueostomia.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mulher agradece orações 

30/11/2020

 

 

A mulher de Maguito, Flávia Teles, chegou a publicar um vídeo nas redes sociais, ontem, por meio do qual explica que o estado de saúde do marido melhorou. “Acabei de votar. Eu estava em São Paulo com Maguito, mas, como ele vem melhorando, meu coração pediu para eu vir aqui votar e agradecer as orações”, disse Flávia Teles. “Eu sei que Maguito, quando voltar, vai retribuir o carinho trabalhando por Goiânia, lutando por Goiânia, como está lutando pela vida dele”, completou. 

O adversário Vanderlan Cardoso criticou a forma de divulgação do estado de saúde do adversário nas eleições. O candidato derrotado do PSD alegou que a campanha de Maguito estaria enganando o eleitor, ao dizer que ele está bem. “Está muito estranha a forma com que estão falando dessa doença dele, tentando passar que ele está melhorando. A gente sabe que a situação é muito complicada”, disse Vanderlan à Rádio Sagres. “Vem essa lorota toda, essa conversa estranha. ‘Ele está bem’, ‘ele está bem’, mas vai ter que ser intubado de novo. Nós estamos vivendo um estelionato eleitoral em Goiás.” 

A resposta veio com críticas de que o adversário adotaria jogo sujo, ao apelar ao estado de saúde de Maguito. No discurso depois da eleição da chapa, Rogério Cruz atacou a “campanha desrespeitosa” de Vanderlan. “Uma campanha vergonhosa. Pessoas que demonstraram não ter o mínimo de escrúpulo com a vida humana e que saíram por aí, nessa semana, com carro de som, anunciando a morte do candidato adversário”, disse. O vice-prefeito eleito também acusou o candidato do PSD de ter feito disparos em massa com fake news sobre a saúde de Maguito. (MN)