Título: Papa melhora e acena da janela do hospital
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/02/2005, Internacional, p. A9
Aparição relâmpago de João Paulo II tranqüiliza fiéis
CIDADE DO VATICANO - O papa João Paulo II fez uma aparição de surpresa na janela do hospital ontem e tranqüilizou católicos ao redor do mundo. No Vaticano, um assessor presidiu pela primeira vez sua bênção dominical.
O papa apareceu durante cerca de dois minutos com o vidros das janelas fechadas e fez o sinal da cruz na direção de um pequeno grupo de pessoas na frente do prédio. Algumas delas choraram ao ver o santo padre.
A oração do Ângelus costuma ser realizada onde quer que o papa esteja. Ontem foi a primeira vez que João Paulo II não fez a oração em 26 anos de papado.
Foi sua primeira aparição em público desde que foi levado às pressas para o hospital, na quinta-feira, com problemas respiratórios graves e passou por uma traqueostomia.
- Eu vi sua mão levantada. Estou dizendo, tenho fé. Estava rezando para ele aparecer. O mundo ainda precisa deste papa. Espero que o vejamos mais no futuro - disse a italiana Laura Tosti, na frente do hospital, com lágrimas nos olhos.
Minutos depois de João Paulo II aparecer na janela, o arcebispo Leonardo Sandri leu sua mensagem na Praça de São Pedro e fez a oração ''em nome do Santo Padre''.
Na mensagem lida por Sandri, o pontífice agradeceu ao mundo pela preocupação com sua saúde e pediu para os fiéis rezarem por ele.
''Estou perto de vocês que se reuniram na Praça de São Pedro'', disse o líder católico. ''Agradeço com afeto e me sinto espiritualmente próximo de vocês... Peço que continuem me acompanhando, sobretudo com suas orações.''
Sandri, vice-secretário do Vaticano, disse aos fiéis na praça que o papa estava ''oferecendo suas orações e sofrendo por nós e pelo mundo''.