Título: Músicos comemoram, mas exigem qualidade
Autor: Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 20/09/2008, País, p. A13

O compositor carioca Felipe Radicetti foi um dos pioneiros na luta que resultou na sanção da lei que obriga todas as escolas brasileiras a adotarem a educação musical no currículo. Apesar de comemorar a , Radicetti lamenta o veto ao artigo que previa a obrigatoriedade de um professor de música especializado e diz que, agora, cabe à sociedade cobrar das escolas que forneçam ensino musical sério e de qualidade: ­ A lei ainda será regulamentada e a sociedade tem que cobrar essa qualidade das escolas ­ afirma. O compositor salienta que a proposta da lei "não é a de formar músicos", mas de contribuir com a educação dos estudantes, de forma abrangente: ­ O ensino de música nas escolas cumpre uma função transdisciplinar e pode auxiliar APOIO ­ Cantora Fernanda Abreu, do GAP, foi à Brasília

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muito, inclusive, na melhor compreensão de outras disciplinas, como matemática e história, por exemplo. A briga pela aprovação da lei começou em abril de 2006, com a criação do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP). A iniciativa partiu de músicos ­ entre eles, Francis Hime.e Ivan Lins ­ que, junto à Radicetti e outros colegas, iniciaram uma série de encontros e debates com órgãos representativos da classe artística e parlamentares. Posteriormente, houve adesão de outros músicos brasileiros de peso, como Fernanda Abreu e Frejat, que chegaram a ir à Brasília conversar com parlamentares.

Sindicato

Uma das entidades de classe que aderiu ao projeto desde o início foi o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (Sindmusi). Presidente da entidade, a violista Deborah Cheyne diz que a definição do conteúdo a ser ensinado nas escolas ­ ainda em discussão ­ deve ser feito com cuidado e pode definir a necessidade de um professor de música especializado nas escolas. ­ Tenho cereteza que o assunto está sendo discutido por gente gabaritada. A partir de um conteúdo adequado, creio ser difícil as escolas adotarem professores de música não-especializados ­ avalia. De acordo com a lei, basta ter licenciatura em educação artística para dar aulas de música.