Valor econômico, v. 21, n. 5159, 04/01/2021. Política, p. A6

 

Kalil toma posse em cerimônia marcada por polêmica na Câmara

Cibele Bouças

04/01/2021

 

 

Vereadores discutiram possível ato de transfobia na eleição da Mesa Diretora
O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tomou posse na tarde de sexta-feira, em um evento semipresencial realizado na Câmara Municipal, a partir das 14h. Kalil participou da cerimônia de forma remota, assim como o vice-prefeito, Fuad Noman (PSD).
Em um discurso curto, o prefeito agradeceu o apoio dos parlamentares e defendeu o respeito à pluralidade. “Belo Horizonte é uma cidade plural, é uma cidade de LGBT, de cristãos, de evangélicos, de negros, de imigrantes e assim continuará sendo neste segundo mandato. Tenho muito pouco a falar. Que Deus nos abençoe. Estamos no mesmo barco, na mesma canoa. Ou sairemos do mesmo jeito, ou sairemos de um jeito pior lá na frente”, afirmou Kalil.
O prefeito salientou que não houve escândalos na sua primeira gestão. “Passamos quatro anos sem escândalos, sem uma briga, sem nenhum tipo de racismo ou de ódio. Claro, tendo divergências, teremos divergências. Todos que me conhecem sabem que não sou de demagogia. Não sou de falar mentira. A verdade vai continuar prevalecendo em Belo Horizonte”, afirmou Kalil.

O discurso de Kalil em favor da pluralidade precedeu uma série de comentários preconceituosos feitos por vereadores durante a votação para presidência da Câmara Municipal. A vereadora Nely Aquino (Podemos), que já havia comandado a casa em 2019 e 2020, foi reeleita para presidir a Câmara Municipal, com 34 votos. A parlamentar concorreu com a vereadora Duda Salabert (PDT), candidata apoiada por parlamentares de esquerda, que recebeu sete votos.

O vereador Wesley Autoescola (Pros), foi irônico ao parabenizar a Professora Marli (PP), dizendo que ela era a mulher que recebeu mais votos na eleição. O parlamentar ignorou Duda Salabert (PDT), transsexual,, que obteve 37.613 votos. A vereadora Marli teve 14.496 votos. Em resposta, Duda Salabert afirmou que “atos de transfobia são passíveis de prisão e não serão aceitos sob nenhuma hipótese”. “Espero que nenhum vereador saia preso por racismo ou transfobia. Como cristã, evangélica, coloco-me a serviço da bancada cristã para fazermos exercício do que Cristo nos ensinou: respeito, amor e não ódio, intolerância, violência ou crime”, afirmou Salabert.

Em seu discurso, Nely Aquino disse que “a Câmara é machista, mas está trabalhando para diminuir o machismo”.
Kalil assume o segundo mandato com apoio da maioria dos vereadores eleitos. A maior bancada da Câmara é do PSD, com seis vereadores eleitos.

Kalil tem 61 anos, é empresário, casado, tem patrimônio declarado de R$ 3,6 milhões. O vice-prefeito Fuad Noman tem 73 anos, é aposentado, casado, e tem patrimônio declarado de R$ 15,7 milhões.