Valor econômico, v. 21, n. 5159, 04/01/2021. Política, p. A6

 

Melo reúne secretários e faz ação de zeladoria urbana na orla de Porto Alegre

Stela Campos

04/01/2021

 

 

Gestores municipais assinaram um termo de compromisso de compliance
Em seus dois primeiros dias como prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) teve agenda cheia. Ontem, percorreu com secretários a orla da cidade, para, em suas palavras, “ver de perto os problemas de infraestrutura básica”. Ele disse que procurará estabelecer “uma rotina de zeladoria”. No sábado pela manhã, fez a primeira reunião presencial com novo secretariado. Ele discutiu sobre o combate à corrupção, transparência, finanças e o novo decreto para enfrentar a covid-19.
Os secretários assinaram um termo de compromisso de compliance, que regula e acompanha os princípios de ética e responsabilidade com recursos públicos, e alinharam as rotinas de trabalho. A assinatura dos termos dá início a um processo que terá, segundo o prefeito, ações envolvendo todas as secretarias e órgãos, com a coordenação da Secretaria de Transparência e Controladoria.
Melo disse que foram debatidos na reunião do sábado também aspectos técnicos do novo decreto municipal com medidas de enfrentamento da covid-19, que será publicado no início da semana, sob a liderança técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre. “Precisamos estabelecer um debate sem ideologia sobre a pandemia, com foco no equilíbrio entre saúde pública e a economia da nossa cidade”, disse o prefeito, que deve falar também com o governador Eduardo Leite e prefeitos da Região Metropolitana.
O novo prefeito chegou ao Paço Municipal apoiado por uma ampla coligação formada por sete partidos, além de outras nove legendas que se juntaram à coligação no segundo turno, quando derrotou a candidata Manuela d’Ávila (PCdoB)..