Valor econômico, v. 21, n. 5159, 04/01/2021. Política, p. A7

 

Combate à pandemia é prioridade de Reis

Mônica Scaramuzzo

04/01/2021

 

 

Prefeito vê ACM Neto como candidato ao governo da Bahia e DEM com nomes à Presidência
A palavra de ordem do novo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM-BA), será o enfrentamento à pandemia no início de sua gestão. “Estamos preparados para comprar vacinas com recursos próprios”, disse Reis, em entrevista concedida ao Valor, em um tom de crítica ao negacionismo do governo federal em relação à campanha de imunização da população contra a pandemia. Vice-prefeito na gestão de Antônio Carlos Magalhães Neto,conhecido como ACM Neto, Reis deverá consolidar o seu partido, o Democratas, na gestão da prefeitura da capital baiana por 12 anos consecutivos.
“Temos R$ 80 milhões no orçamento para adquirir vacinas. Fizemos acordo com o [Instituto] Butantan [que desenvolve a vacina chinesa Coronavac]. Também entramos em contato com a Pfizer e estamos em conversas avançadas com os laboratórios Johnson & Johnson e a Moderna ”, afirmou.
Bruno Reis tem visto com preocupação a politização da vacina no Brasil e diz que já formalizou o pedido ao Instituto Butantan para compra de doses. Reis entende que a discussão sobre o programa de imunização deveria ser conduzida pelo governo federal, mas preferiu tomar a iniciativa de conversar com os laboratórios para evitar riscos ao programa de imunização na capital baiana.
“Quem estabelece a política nacional para a vacinação é o governo federal. Esperávamos que o governo saísse na frente de Estados e municípios. Mas sentimos um negacionismo e decidimos tomar a iniciativa”, afirmou. “Para mim, não importa a nacionalidade [da vacina] desde que tenha autorização [da Anvisa] e eficácia.” Segundo ele, há um consenso com o governador do Estado, Rui Costa (PT), sobre a urgência em se definir a imunização.
Reis afirmou também que está em conversas avançadas com a Moderna e Johnson & Johnson e está disposto negociar a compra das doses de vacinas com outros Estados para conseguir melhores preços. O ideal, segundo ele, é ter logo de largada 380 mil doses para os profissionais da saúde e população acima de 60 anos.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/01/04/combate-a-pandemia-e-prioridade-de-reis.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.A educação deverá ser a principal bandeira de Bruno Reis em sua gestão. O atual prefeito disse que o ano letivo de 2021 deverá ter início de forma híbrida: com aula presencial e à distância no início deste ano. “Salvador tem grandes desafios, que é educação e que esteve por muito tempo paralisada. Já estamos em conversas e definindo protocolos para retomarmos as aulas para não comprometermos mais um ano letivo. “ O novo prefeito prevê ter aula presencial com rodízio de estudantes e reforço com uma estrutura tecnológica, que inclui são videoaulas e conteúdos online.
“Tínhamos a pior educação do Brasil. Mas conseguimos avançar 12 capitais na avaliação do Índice do Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) e podemos dar um salto maior em qualidade. Quero que Salvador seja referência em educação no Brasil.”
Um ponto espinhoso para sua gestão é a questão do transporte público. “Estamos acompanhando o que aconteceu no Rio de Janeiro e Goiânia, que enfrentam dificuldades para o pagamento de salários e 13º. O problema do transporte público é nacional e praticamente esse sistema já vinha em crise antes da pandemia. Depois se agravou.” O mesmo problema é enfrentado na capital baiana. Reis disse que pedirá audiência com o presidente Jair Bolsonaro para tratar deste e outros temas.

Outro desafio será combater o desemprego. “Para isso, criamos uma secretaria de desenvolvimento econômico para ajustar essa realidade pós-pandemia de emprego e renda e também criar estímulos ajudar à economia, seja com ações do poder público e também do setor privado.”
O prefeito deverá seguir com investimentos em curso de R$ 1 bilhão em obras públicas e projetos para estimular o emprego e renda. Outro desafio será melhor o ambiente de negócios. “Reduzimos 40% o valor do IPTU de hotéis e pousadas dando estimulo ao setor. Também foi reduzido o ISS de 5% para 2% para atrair ‘startups’ e incubadoras para gerar empregos".
Vice-prefeito de ACM Neto na gestão de 2016 e deputado federal entre 2011 e 2017, Bruno Reis, de 43 anos, vê seu padrinho político como principal nome para concorrer ao governo do Estado em 2022 - Rui Costa, do PT, é o atual governador do Estado.
"Na Bahia, as pessoas nas ruas veem como um sentimento natural a candidatura do prefeito ACM Neto como governador. É um passo dado em consequência de tudo que ele fez até aqui. Ainda é muito cedo para falar eventuais candidatos da oposição. O foco [do DEM] é gestão.”
Em seu discurso de posse na tarde de sexta-feira, na Câmara dos Vereadores, Reis reverenciou ACM Neto e disse que sua gestão será de continuismo aos principais projetos de seu antecessor. Segundo ele, a administração de ACM Neto foi importante para a cidade destravar importantes obras durante o período mais crítico da crise econômica.
Reis começou seu discurso de posse em tom conciliatório e pediu à Câmara de Vereadores para formar um consenso para “ajudar a construir uma Salvador melhor”. Ele também recorreu à sua memória afetiva de quando começou como estagiário na Câmara, em setembro de 1997, para dizer que vai conduzir os principais desafios da cidade com apoio de seus eleitores.
Presidida por Rodrigo Maia (DEM-RJ), o candidato do partido Democratas ao comando da Câmara é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) é o candidato que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. “O DEM, desde o primeiro momento, adotou posição de independência em relação ao governo federal. Com a independência que o Baleia tem, ele conseguirá adesão maior com oposição. Você tem um grupo de partidos de centro que discorda de tons extremistas do governo.”

Apesar da forte oposição do DEM ao governo, Bruno Reis disse que vai buscar o diálogo com o presidente Bolsonaro. “Vou procurar ter relação com o governo da República e vou levar para discussão um conjunto de medidas e programas para desenvolver em Salvador. Existe esse problema em comum, que é a questão do transporte público, que é um problema das capitais. Se não houver subsídios e desonerações, vamos ter dificuldade para oferecer transporte à população.” Segundo Reis, a prefeitura vai pedir uma reunião com o presidente nos próximos dias.
Embora acredite que a discussão para a disputa à Presidência da República em 2022 ainda seja prematura, Bruno Reis disse que Bolsonaro será um nome forte às urnas. “Dependerá do próprio desempenho do Bolsonaro. Ele já deu sinais de que pode mudar esse extremismo e adotar posições menos radicais e fazer um governo melhor, consolidando sua candidatura à reeleição."
Contudo, o prefeito de Salvador também acredita que seu partido está fortalecido para concorrer com nomes próprios à Presidência da República em 2022. Ele cita o próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia, além do governador Ronaldo Caiado, de Goiás, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e também seu padrinho político, ACM Neto. “O partido dispõe de nomes, mas ainda é cedo para saber se teremos candidato próprio ou se formaremos aliança.”
De acordo com ele, as pessoas vão decidir sobre as eleições de 2022 com base nos candidatos que mais trouxerem resultados e capacidade de melhorar a vida dos eleitores. “Acredito que as decisões [do eleitorado] estarão fora das questões ideológicas [como nas eleições de 2018]”, disse Reis.
Segundo ele, não é fácil construir um nome para candidatura à Presidência. Potenciais candidatos, como o apresentador Luciano Huck e Guilherme Boulos (Psol-SP), que ganhou maior projeção nas eleições municipais de São Paulo, precisam de maior projeção nacional. “Esperamos que nomes novos surjam e que nomes já atuais contribuam para o nível para o debate.