O globo, n.31897, 05/12/2020. País, p. 10

 

'Gabinete do ódio' abastecia sites bolsonaristas

Victor Farias 

05/12/2020

 

 

Depoimentos prestados na investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga atos antidemocráticos indicam que funcionários do Palácio do Planalto, integrantes do chamado "Gabinete do ódio", são responsáveis ​​por uma rede de informações privilegiadas sobre o presidente Jair Bolsonaro e o governo com blogueiros bolsonaristas. Parte dos youtubers afirma receber até R mens 100 mil mensais com o conteúdo que abastece seus canais, produzido a partir das informações que obtêm. Trechos de depoimentos foram divulgados ontem pelo "estado de São Paulo" "Envolvem o assessor especial da presidência da República, Tércio Arnaud Tomaz, e o ajudante de ordens Coronel Mauro Cesar Barbosa Cid. Ambos são apontados como interlocutores do bolsonarista do YouTuber Allan dos Santos, investigado pelo Supremo. Segundo os depoimentos, Tércio seria o responsável por repassar informações privilegiadas do presidente aos blogueiros. O assessor especial compartilha vídeos do presidente e participa de um grupo de mensagens com blogueiros para "discutir questões governamentais", disse ele em nota à Polícia Federal.

Cid, por sua vez, afirmou que atua como "mensageiro" do Bolsonaro. Segundo o ajudante-de-comando, ele leva e leva recados de Allan ao presidente. O blogueiro que se mudou para os Estados Unidos atuaria como uma espécie de representante das demandas dos demais canais do YouTube. O GLOBO revelou em junho que a Procuradoria Geral da República (PGR), no âmbito da investigação de atos antidemocráticos, identificou fontes de financiamento de blogueiros bolonaristas. Ao mapear sites que faturaram com transmissão de discursos feitos pelo presidente durante os protestos antidemocráticos, apontou que dois deles podem ter ganho mais de RR 150 mil com a exibição dos atos.

FATURAMENTO TOTAL

O canal Folha Política pode ter faturado entre 6,6 mil e US 11 mil com a veiculação do que o presidente disse na manifestação de 3 de maio, aponta o levantamento. Já em relação ao foco do Brasil, segundo a PGR, o ganho pode ter chegado a algo entre US 7 7,55 mil e US.18 mil com uma transmissão feita no dia 19 de abril. No caso de Sara Giromini, líder do 300 movimento no Brasil, investigadores receberam a informação de que o extremista e seu grupo arrecadaram R.10 mil na véspera do ataque ao prédio do STF com fogos de artifício. Segundo o "estado de S. Paulo", Anderson Azevedo Rossi, criador do Canal Foco do Brasil, faturou R.1,7 milhões entre março de 2019 e maio de 2020 com a monetização da plataforma.Já Allan Dos Santos disse aos investigadores que recebe R 1 12 mil por mês.

SECOM: "ELAÇÃO PURA"

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou, em nota, que o relatório do "estado de São Paulo" é "mera informação, sem qualquer prova cabível e documental". "Nunca o Secom ou membros do Palácio do Planalto contribuíram com conteúdo antidemocrático. Não há apoio governamental e nenhum centavo destinado a qualquer blog ou canal digital, ao contrário de outras administrações que patrocinavam com recursos públicos sites e blogs de esquerda", diz trecho do documento.

E acrescentou que "" co-relacionar-se com vídeos e conteúdos publicamente disponíveis na rede, em blogues de terceiros, é um mero exercício de ficção, querendo impor a este governo uma relação com actos não democráticos ".